Qual o melhor Modelo de Gestão Empresarial?

Área de Atuação: Gestão da Excelência

Todo empresário, administrador, executivo ou gestor em algum momento se perguntou qual seria o modelo mais adequado para o negócio que conduz, independentemente ser uma organização pública ou privada.

alguns anos venho acompanhando a evolução e utilizando com guia orientador de minhas ações, enquanto executivo e consultor de empresas, os fundamentos e critérios dos programas de excelência em gestão da qualidade e produtividade, e sem dúvidas encontrei uma resposta que pode atender satisfatoriamente à esta indagacão.

Esse modelo prima por uma liderança comprometida com a excelência de seus produtos e serviços, que é o ponto chave do desenvolvimento de qualquer organização.

Essa liderança deve ter uma competência estratégica, para direcionar eficazmente sua organização rumo ao sucesso, preocupada com a sustentabilidade e a sobrevivência da organização ao longo do tempo, sempre atenta às necessidades das partes interessadas, com foco nos clientes, que a mantêm viva, e na sociedade onde está inserida.

Para isso procura informações e conhecimentos para basear suas decisões e prover os recursos necessários para que as pessoas e processos da organização alcançem resultados mensuráveis e necessários, alinhados às estratégias e planos da organização.

Esse modelo diferente do que muitos desejam não é descritivo. Não é uma receita de bolo, uma solução pronta de como fazer as coisas para atingir excelência na gestão empresarial, pelo contrário, mostra apenas o caminho, uma forma de fazer, deixando o como fazer inteiramente nas mãos e inteligência da liderança da organização.

É impossível que a organização encontre uma única forma de gerenciar o seu negócio, ela sempre estará envolta por uma solução diferente dependendo da complexidade do problema seja utilizando técnicas da reengenharia, da gestão estratégica, da gestão pela qualidade total, da gestão por competências ou de outras tantas e diferentes formas de gerir uma organização ou parte dela.

O modelo de gestão empresarial encontrado e descrito é o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) que segundo sua idealizadora a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), está alicerçado em um conjunto de Conceitos Fundamentais, reconhecidos internacionalmente, e estruturado em Critérios e Requisitos, que expressam a síntese da compreensão sobre a Excelência em Gestão.  Os Fundamentos da Excelência traduzem boas práticas e fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de Classe Mundial, que constantemente buscam aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças.

Os Fundamentos da Excelência essenciais para uma implementação desse modelo são:

1. Pensamento Sistêmico - Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

2. Aprendizado Organizacional - Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.

3. Cultura de inovação - Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.

4. Liderança e constância de propósitos - Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas.

5. Orientação por processos e informações - Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.

6. Visão de futuro - Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando a sua perenização.

7. Geração de valor - Alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.

8. Valorização das pessoas - Estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender.

9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado - Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para o cliente e, conseqüentemente, gerando maior competitividade nos mercados.

10. Desenvolvimento de parcerias - Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essênciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes.

11. Responsabilidade social - Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização.

Finalmente, temos uma resposta para a indagação de qual melhor modelo de gestão empresarial para o seu negócio, agora devemos compreender que para colocar esse modelo em prática, o primeiro passo é ter uma liderança comprometida em atender a todos esses fundamentos sendo um exemplo a ser seguido pelos demais componentes da organização.

Artigo postado por: Everton Carsten da Rosa

Podcast

It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.

<< Outros artigos
3.7
Avaliação: 3.7 (10 votes)
Seu voto: Nenhum

Videos Relacionados

Líderes

Como grandes líderes inspiram ação

Simon Sinek tem um modelo simples mas poderoso para uma liderança inspiradora todas começando com um círculo dourado e a questão "Por quê?". Seus exemplos incluem a Apple, Martin Luther King, e os irmãos Wright -- e de contraponto Tivo, que (até que uma recente vitória judicial triplicou o preço das ações) parecia estar fazendo um grande esforço para se manter.

Veja mais na íntegra >>

Dúvida sobre publicação

Boa tarde Sr. Everton Carsten da Rosa,

Eu e meu grupo de estudos da faculdade, estamos confeccionando um projeto de plano de prática para o paper. Usaremos seu artigo como referência, gostaríamos de saber qual a data (dia, mês e ano) da publicação?

Favor responder para o e-mail: azevedoap@gmail.com

Fico no seu aguardo, obrigada!

Data de publicação

Caros
A data de publicação é 2008-08-14 (data) 20:39:30 (hora) -0300 (gmt).
Sds,

Dúvida

Boa tarde Sr. Everton Carsten da Rosa,

Eu e meu grupo de estudos da faculdade, estamos confeccionando um projeto de plano de prática para o paper. Usaremos seu artigo como referência, gostaríamos de saber qual ano da publicação?

Fico no seu aguardo, obrigada!

Comentar

VALIDAÇÃO
Para enviar o formulário é necessário preencher o campo abaixo.
Image CAPTCHA
Digite as letras que aparecem na imagem

Colabore com nossa biblioteca

Preencha o formulário abaixo e solicite novos conteúdo de seu interesse. Nos comprometeremos a pesquisar e publicar:

VALIDAÇÃO
Para enviar o formulário é necessário preencher o campo abaixo.
Image CAPTCHA
Digite as letras que aparecem na imagem

Redes Sociais

Venha encontrar a ECR nas redes sociais:

Diagnóstico Organizacional

Responda este Diagnóstico para saber como está o nível de maturidade do modelo de gestão de sua empresa.

Confira >>
Assista o vídeo
Confira o programa Opinião do Empresário. Acesse e fique por dentro dos desafios empresariais do momento.

Perguntas Frequentes

FAQ

Perguntas e dúvidas frequentes de nossos clientes e visitantes relativas a consultoria e treinamento empresarial.

Confira as perguntas >>

Newsletter

Receba em seu email, notíciais, artigos, novidades e nossa programação de cursos e treinamentos.

ECR Consultoria - Otimizando seus movimento$ | Direitos reservados

R. Gonçalves Dias, 66 - Canoas/RS - Fone: 51 3478.6232 | Av. Paulista, 726 - São Paulo/SP - Fone: 11 4506.3203
R. Visconde de Inhaúma, 83 - Rio de Janeiro/RJ - Fone: 21 4063.9270 | Av. do Contorno, 6594, - Belo Horizonte/MG - Fone 31 4063.9219

X
Loading