Pular para o conteúdo principal
Artigo
O TPM viabilizando a implantação do Lean
Tema
Gestão da Produção
TPM

Quando começamos a trabalhar a filosofia do Lean dentro de nossas empresas pensamos sempre em eliminar os desperdícios, mantendo apenas o que agrega valor aos nossos clientes. Buscamos a sincronização dos fluxos de produção, redução do inventário e a maximização dos resultados.

Mas este resultado não acontecerá se não tivermos o nosso maquinário disponível. A não disponibilidade técnica das máquinas também é um desperdício que deve ser combatido. A TPM (Manutenção Produtiva Total) é uma das principais e mais disseminadas ferramentas do Lean utilizadas na gestão da manutenção das máquinas, sendo um conjunto de atividades onde mantém o compromisso voltado para o resultado.

Sua excelência está em atingir a máxima eficiência do sistema de produção, maximizar o ciclo total de vida útil dos equipamentos aproveitando todos os recursos existentes buscando perda zero.  

 A TPM é formada por 8 pilares, que são:

  • Manutenção Autônoma
  • Manutenção Planejada
  • Melhorias Específicas
  • Educação e Treinamento
  • Controle Inicial
  • Manutenção da Qualidade
  • Áreas Administrativas
  • Segurança e Meio Ambiente

Todos os pilares tem a sua importância  para o sucesso da metodologia. O mais usual nas empresa é a implantação dos 5 primeiros pilares, mas o que corre de fato, é que em muitas empresas a TPM não atinge o sucesso desejado, e acaba sendo deixada de lado, onde no máximo são mantidos os planos de limpeza e pequenas lubrificações da manutenção autônoma e a manutenção planejada baseada muito mais no tempo de uso dos ativos.

E isto ocorre devido a vários erros que se comete no planejamento e no processo de implantação da TPM. Inicialmente a TPM, assim como qualquer ferramenta ou metodologia não pode ser aplicada apenas por modismo, a alta Gestão tem que realmente querer e entender os benefícios que a TPM trará para a sua empresa e diante disto deve dar suporte a equipe de implantação, ou seja, “o querer fazer tem que vir de cima para baixo”.

Para isto é importante que se constitua um comitê da TPM com participação da alta Gestão e envolvendo todas as áreas, não somente a manutenção, por onde passará todas as definições.

Outra falha é o não envolvimento da Gestão de recursos humanos nos treinamentos. É obrigatório que os recursos humanos façam a gestão destes treinamentos, inclusive incluindo no perfil de cada função a necessidade destes treinamentos. Mas vejam bem, as necessidades são levantadas pela implantação do TPM, a gestão destes treinamentos é que pertence aos Recursos Humanos.

A questão da execução da manutenção autônoma, limpeza e lubrificação básica, é um problema a ser resolvido pelo gestor destes colaboradores, é ele quem deve cobrar a execução e sempre ajuda atrelar algum indicador ao PPR (programa de participação dos resultados).

Por último, e talvez a falha maior na implantação da TPM, é o não atendimento dos cartões. Quando o operador resolve participar e sistematicamente não recebe retorno, ele não dará mais crédito a TPM. Mesmo que a resposta seja negativa ela tem que retornar ao solicitante. Os cartões devem ser sempre recolhidos, analisados e respondidos. Para isto sugiro que a equipe de manutenção tenha um indicador de atendimento dos cartões geral e outro por “padrinho” ou responsável de cada área.

Estas são as falhas que mais encontro, quando me deparo com um projeto de TPM que não obteve sucesso, mas como diante de qualquer mudança a questão cultural também deve ser levada em conta.

Por isto devemos ser perseverantes e claros, afim de mostrar a todos que a responsabilidade pela disponibilidade das máquinas não é só da equipe de manutenção, é de todos, pois como na filosofia do Lean: “da minha máquina cuido eu...”

Vídeo Relacionado

O Sistema Toyota de Produção, também conhecido como Toyotismo, é um sistema de produção desenvolvido pela Toyota entre 1947 e 1975, que aumenta a produtividade e a eficiência, evitando o desperdício sem criar estoque, como tempo de espera, superprodução, gargalos de transporte, inventário desnecessário, entre outros.

Neste vídeo você irá conhecer as origens do Sistema Toyota de Produção. O filme mostra a história da Toyota desde os tempos da fabricação de teares até os dias atuais. Autonomação, Just in Time, Poka Yoke, Desperdícios, e Kanban são alguns dos temas abordados pelo vídeo.

Conheça uma solução para este tema
Gestão da Produção

Soluções para modernizar seu negócio para os desafios dos novos meios e tecnologias de produção.

Para saber mais, participe deste programa

A TPM é um sistema desenvolvido no Japão focado na eliminação de desperdícios, redução de tempo e custos mantendo qualidade em organizações através de processos contínuos.

TPM Manutenção Produtiva Total

Newsletter

Faça parte de nossa rede de relacionamento, e receba novidades em seu email.
Fique tranquilo, nós não enviamos emails indesejados.

Wrapper

Deixe seu comentário

COMO PODEMOS AJUDAR?

Não encontrou o que procurava? Envie um email ou conte como podemos ajudar a sua empresa.

ENTRE EM CONTATO