Pular para o conteúdo principal
Artigo
A importância do Coach no Desenvolvimento da Liderança
Autor
Everton Carsten da Rosa
Tema
Pessoas e Produtividade
Coach no Desenvolvimento da Liderança

Muito tem se falado sobre Coaching. Falar sobre Liderança não é nada novo, mas continua sendo um grande desafio.

Na semana passada fui surpreendido com um convite para responder a esta pergunta: Everton, qual a importância do Coach no Desenvolvimento da Liderança.

Um tanto complexa a pergunta. Pensei, vamos por parte, como Jack. Primeiro, o que é Coaching? Segundo, o que faz um Coach? Terceiro: O que entendo por Liderança? E finalmente, a resposta a questão central.

1. O que é Coaching: É um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (O COACH) em uma parceria com o cliente o (COACHEE). É um conjunto de conhecimentos, ferramentas e técnicas que visam facilitar o alcance de resultados extraordinários utilizados por um profissional denominado coach, devidamente habilitado. Coaching é, portanto, um processo objetivo, guiado por um conjunto de informações crescentes oriundas de sessões, estabelecendo metas, com a finalidade de atingir transformações positivas na vida do coachee.

2. O que faz um o Coach:  O Coach (treinador, numa tradução literal) atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional (Inteligência Emocional), por meio de técnicas que melhorem a sua performance profissional e pessoal. O Coach atua focado em liberar o potencial e maximizar a performance dos indivíduos na vida pessoal e profissional.

3. O que entendo por liderança: A natureza, o conceito e o exercício da liderança tem sido foco de pesquisas do homem ao longo da sua história. Muitos são os acadêmicos que tem estudado líderes e o quê e por que eles fizeram o que fizeram. Desde os anos 30 até os dias de hoje, diversas são ao teorias que marcaram época (teoria dos traços, estilos de liderança, liderança situacional, liderança emocional), todas buscando avançar num entendimento. Particularmente, gosto muito do seguinte conceito: Liderança é a “capacidade de um indivíduo efetivamente criar um acordo de objetivos e metas compartilhadas, um plano de ações e facilitar a movimentação da organização na direção de sua missão para que esses gols/objetivos sejam alcançados” (London School of Economics Training Programme, London 2010)

Penso que a necessidade de liderança não surge, está sempre presente, acompanha homem na sua relação com o outro, portanto, liderar é uma escolha. Muitos acreditam que algumas pessoas são líderes natos (nasceram assim), já na infância demonstram, em atitudes, que comandam determinadas situações, sejam em brincadeiras, atividades escolares, entre irmãos etc. Outras pessoas se deparam com o desafio de liderar, durante a trajetória de sua carreira profissional.

Independentemente da situação, algumas capacidades serão essenciais para que este(a) líder possa ser eficaz, ser eficaz neste contexto é dirigir sua equipe e/ou organização para que os objetivos sejam alcançados. Percepção sobre si mesmo (pontos fortes, pontos fracos, valor para o grupo), Percepção sobre o outro, Visão Estratégica, Comunicação, Negociação, Inteligência Emocional, Feedback, entre outros são algumas destas capacidades necessárias para o exercício da liderança.

Liderança e Coaching

 

É justamente na intersecção, no conjunto de elementos, de conceitos que pertencem aos 3 (três) conjuntos que se encontra a importância do Coach no desenvolvimento de lideranças.

Sabemos que as organizações buscam melhorias contínuas para superar a competitividade e se atualizar diante das mudanças do mercado, procurando assim novas alternativas para aperfeiçoar as práticas de trabalho. Elas para tanto, solicitam aos seus líderes e executivos o desenvolvimento de sua criatividade, habilidades, percepção de novas situações, agilidade nas respostas e ainda a manutenção do nível de conhecimento atualizado, entre outras...

Para aqueles que escolherem a liderança e entendem a necessidade de atender estas demandas, o Coaching pode oferecer um processo seguro para que este(a) líder possa conhecer a si mesmo, conhecer aos outros e desenvolver alternativas, soluções para atingir os objetivos traçados, conseguindo aprimorar suas habilidades e capacidades, adquirir novas, e realizar uma liderança plena, harmoniosa e de alta performance.

O Coach, por sua vez, proporcionará ao líder técnicas, ferramentas, apoio, orientação e foco nas metas e planos de ação, ele estará munido de conhecimento para aprimorar as habilidades e capacidades do Coachee, incentivando a superação de barreiras e eliminação de crenças limitantes que podem estar impedindo o alcance efetivo dos resultados.

Vídeo Relacionado

Tony Robbins discute as "forças invisíveis" que motivam as ações de cada um. Ele faz de seu próprio negócio saber por que nós fazemos o que fazemos.  O pioneiro do coaching pessoal já falou para milhares de pessoas através de seus best-sellers e seminários de 3 dias.

Conheça uma solução para este tema
Pessoas e Produtividade

Soluções para promover a inovação e produtividade, através do engajamento, autoconsciência e desenvolvimento.

Para saber mais, participe deste programa

Conduzir e gerir pessoas de forma eficaz não é uma tarefa fácil, e exige muito controle emocional, autoconfiança, visão de futuro, planejamento estratégico, entre muitas outras habilidades fundamentais.

Líder Coach com Insights Discovery

Newsletter

Faça parte de nossa rede de relacionamento, e receba novidades em seu email.
Fique tranquilo, nós não enviamos emails indesejados.

Wrapper

Deixe seu comentário

COMO PODEMOS AJUDAR?

Não encontrou o que procurava? Envie um email ou conte como podemos ajudar a sua empresa.

ENTRE EM CONTATO