Como criar um Diagnóstico Empresarial

Área de Atuação: Planejamento Estrategico

Na última semana entrevistado pelo Jornalismo da TV Ulbra, fui indagado sobre: Como criar um Dignóstico Organizacional? Como levantar informações da empresa? Como conduzir este processo?

Bom, a síntese de minhas respostas a Samanta, reporter do Jornalismo do EAD da Ulbra está abaixo, na forma de artigo.

O diagnostico organizacional é uma atividade que os gestores ou consultores de empresas executam visando descobrir quais os pontos fortes e fracos do modelo de gestão de uma organização.

Dito isto, como então criar um diagnostico?

A abordagem sistêmica é um fator fundamental para que os resultados planejados sejam alcançados, desta forma, para se criar um Diagnostico um gestor deve analisar todos os processos e práticas de gestão das principais áreas de uma empresa (vendas, produção, finanças, recursos humanos, tecnologia, etc), com a intenção de melhorar o desempenho destas.

Fazer as perguntas certas é o primeiro caminho. O levantamento das informações deve ser realizado em visita aos processos, buscando juntos aos gestores e colaboradores da empresa respostas para as perguntas previstas no diagnostico, sempre embasado em evidências objetivas (registros).

Aqui na ECR adotamos o diagnostico baseado no MEG da FNQ, modelo consagrado e adotado nacionalmente pelos programas de qualidade e produtividade.

O check-list é uma excelente ferramenta para organizar a execução do Diagnostico. Ele serve, por exemplo, para definir quais as perguntas a realizar, quais as áreas a visitar, qual o tempo de visita em cada processo, quais os registros buscar, quais os responsáveis e principais colaboradores de cada área, e assim por diante.

O consultor deve em primeiro lugar estar preparado, ele deve antes de realizar um diagnostico buscar conhecer a cultura da empresa, o mercado de atuação, os principais concorrentes e outras informações úteis para que possa durante o diagnostico extrair o máximo de informações possíveis e mapear os principais pontos fortes e fracos dos processos da organização, em relação a ela mesmo e ao mercado.

Durante uma atividade de Diagnostico é importante que o consultor fale como todos os responsáveis pelos principais processos da empresa, principalmente com quem os executa, passando pela direção e chegando a todos os níveis, conforme necessário.

A apresentação deve ser por escrito, apontando cada etapa do diagnostico realizado e as conclusões do consultor. Deve expor também um Plano de ação detalhado, preferencialmente, no modelo 5W2H.

Aqui na ECR entendemos que a relação com cada cliente deve ser formal, o Diagnostico Organizacional faz parte dos projetos de consultoria, e portanto, deve ter métodos formais estabelecidos.

Isso, claro, não quer dizer que o consultor não deve estar próximo e manter um excelente relacionamento com seu cliente.

Artigo postado por: Everton Carsten da Rosa
<< Outros artigos
3.75
Avaliação: 3.8 (12 votes)
Seu voto: Nenhum

Comentar

VALIDAÇÃO
Para enviar o formulário é necessário preencher o campo abaixo.
Image CAPTCHA
Digite as letras que aparecem na imagem

Colabore com nossa biblioteca

Preencha o formulário abaixo e solicite novos conteúdo de seu interesse. Nos comprometeremos a pesquisar e publicar:

VALIDAÇÃO
Para enviar o formulário é necessário preencher o campo abaixo.
Image CAPTCHA
Digite as letras que aparecem na imagem

Redes Sociais

Venha encontrar a ECR nas redes sociais:

Diagnóstico Organizacional

Responda este Diagnóstico para saber como está o nível de maturidade do modelo de gestão de sua empresa.

Confira >>
Assista o vídeo
Confira o programa Opinião do Empresário. Acesse e fique por dentro dos desafios empresariais do momento.

Perguntas Frequentes

FAQ

Perguntas e dúvidas frequentes de nossos clientes e visitantes relativas a consultoria e treinamento empresarial.

Confira as perguntas >>

Newsletter

Receba em seu email, notíciais, artigos, novidades e nossa programação de cursos e treinamentos.

ECR Consultoria - Otimizando seus movimento$ | Direitos reservados

R. Gonçalves Dias, 66 - Canoas/RS - Fone: 51 3478.6232 | Av. Paulista, 726 - São Paulo/SP - Fone: 11 3522.9715
R. Visconde de Inhaúma, 83 - Rio de Janeiro/RJ - Fone: 21 4063.9270 | Av. do Contorno, 6594, - Belo Horizonte/MG - Fone 31 4063.9219

X
Loading