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Artigo
Inteligência Competitiva
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Gestão de Vendas
Inteligência Competitiva

Mas o que é, de fato, a tal da inteligência competitiva, o que significa o desenvolvimento de IC em uma empresa e o que são os produtos de IC, ou o que eu ganho com isso? Vamos tentar responder a essas perguntas no artigo de hoje, para finalizar bem a semana da competitividade no blog.

Primeiramente, é preciso colocar que a inteligência competitiva está focada no ambiente externo, ou seja, serviços, clientes, competidores, tendências do mercado e outros aspectos que influenciem no processo de tomada de decisão estratégica.

Para chegar a recursos de inteligência competitiva que possam ser utilizados nos processo de tomada de decisão, é preciso desenvolver um ciclo de inteligência competitiva. Neste ciclo, os responsáveis pela tarefa deverão identificar, coletar, analisar e distribuir informações sobre o ambiente externo de forma a subsidiar os processos de tomada de decisão e enfrentamento de problemas.

O ciclo se fechará quando for implementada a ação decorrente da decisão e avaliados os seus resultados, o que provavelmente definirá a necessidade de novas informações, portanto o inicio de um novo ciclo.

Diferentes estudiosos e especialistas no assunto, discordam sobre quantas fases formam o ciclo de inteligência competitiva, mas as quatro que vamos mencionar em seguida aparecem em todos os estudos e teorias sobre IC.

1. Planejamento e direcionamento
Segundo a Global Intelligence Alliance (GIA), o conhecimento sobre quais informações são necessárias para enfrentar um determinado problema ou tomar uma decisão são, normalmente pobres. Dessa maneira empresários e gerentes podem até reconhecer que existe um problema e que é necessário buscar informações para resolvê-lo, mas não sabem exatamente que informação é essa. E quando não dedicam o tempo necessário para determinar que informação, verdadeiramente precisa para aquela situação, acabam por coletar uma informação quando na verdade precisa de outra, assim vão julgar que aquela informação era irrelevante.

Portanto, dedique o tempo necessário para descobrir quais informações são necessárias e você irá salvar uma considerável quantia de tempo e dinheiro. Ao mesmo tempo, não fique preso nesta etapa, asssuma alguns riscos, caso contrário quando definir exata e precisamente que informação precisa ser coletada, a decisão já não precisa mais ser tomada, porque um dos seus competidores já o fez.

2. Pesquisa e coleta
Para que você estabeleça um sistema eficiente de pesquisa e coleta de informações necessárias, é fundamental que passe a estudar e conhecer quais são as fontes de informações disponíveis para cada tipo de problema. Se você quer saber, por exemplo, quais são os mercados internacionais mais importantes para o seu destino, você pode chegar as chegadas internacionais dos aeroportos mais próximos, mas isso não significa que visitantes de um determinado pais que apareçam com destaque nas estatísticas tenha o perfil identificável com seu negócio, portanto para isso, você deverá buscar outras fontes de pesquisa.

Também, é fundamental que o seu PMH passe a coletar e armazenar informações.  Se não, como fazer comparações entre o seu negócio e seus competidores? Avaliar se as características do seu negócio podem ser alinahdas com tendências do mercado? Fazer previsões financeiras confiáveis para que possa decidir quanto gastar em campanhas publicitárias, ou quanto investir em capacitação profissional? Se você não tiver históricos de suas taxas de ocupação, de seus custos fixos e variáveis, das ações de marketing realizadas, entre outras informações de anos anteriores, não poderá fazer isso.

3. Processamento e análise
Para Jerry Miller, membro da Strategic and Competitive Intelligence Professionals (SCIP), é preciso fazer análises alternativas, isto é, observar as informações sobre diferentes ângulos, a partir de diferentes cruzamentos, inclusive explorando tendências do mercado. Importante também que você faça análises criativas, portanto esteja aberto na hora de fazer a análise das informações e não se prenda ao que deu certo no passado ou a observações meramente objetivas das informações. São necessárias consideráveis doses de intuição e dedução nesse momento.

4. Comunicação e disseminação
Chegou a hora de fazer a entrega do produto final, ou seja, disseminar inteligência. Para isso, Miller orienta que você tome os seguintes cuidados: reconheça que cada público exige um determinado formato de ferramenta de comunicação; organize encontros e gerencie-os com assertividade e diplomacia; use habilidades persuasivas de apresentação; defina o nível e o volume adequado de recursos de inteligência para cada situação, público e ferramenta de comunicação.

Muito bem, mas o que eu ganho com isso?
Você talvez ainda não tenha notado isso, mas todos os seus sucessos ou fracassos estão relacionados a como você toma decisões e enfrenta problemas, e não importa em quão bem conhecida seja a sua empresa ou quão engenhosa sua estratégia pareça, se você não for capaz de tomar as decisões corretas de maneira rápida e eficaz nem de executá-las consistentemente, seu negócio perde terreno.

E uma das mais eficientes maneiras de aumentar a assertividade de suas decisões é dotar sua empresa de um sistema de coleta e análise de informação sobre o ambiente externo (concorrentes, tendências de mercado, hóspedes, etc.) do seu negócio e finalmente de transformação destas informações em inteligência competitiva.

FONTES UTILIZADAS PARA PRODUÇÃO DESTE ARTIGO - EM INGLÊS
(1) Artigos produzidos pela Strategic and Competitive Intelligence Professionals (SCIP), uma organização sem fins lucrativos que oferece educação e rede de relacionamento para profissinais que trabalham no campo da inteligência competitiva.
(2) Artigos produzidos pela Global Intelligence Alliance (GIA), uma rede global de pesquisa de negócios e de consultoria em Inteligência Competitiva (IC) para empresas. Oferece serviços que incluem consultoria de processos, serviços de informação, educação e soluções de tecnologia de ponta.
(3) Jerry Miller. Curriculum Models for Educational Programs of Competitive Intelligence. 1996.

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