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Artigo
Gestão de Pessoas, Liderança e Mapas Mentais!
Tema
Pessoas e Produtividade
Gestão de Pessoas

Na gestão de pessoas contemporânea, o objetivo do gestor é (ou deveria ser) o contínuo desenvolvimento das capacidades de seus colaboradores e o senso de equipe. Neste sentido, uma das ferramentas que tem demonstrado grande utilidade no entendimento das motivações e limitações das pessoas é o uso do Mapa Mental.

Esta técnica permite ao gestor uma bordagem sistemática da comunicação com seus colaboradores, colegas e superiores e um notável aumento de qualidade.

As pessoas pensam que pensam coisas, e também pensam que sabem coisas. Seria útil prestar atenção à questão de se realmente sabem o que pensam e se sabem o que pensam que sabem. Idries Shah.

O mapa não é o território

Hoje sabemos que os seres humanos não operam diretamente sobre o mundo. Antes operamos a partir de interpretações (representações) codificadas do ambiente recebidas através de nossos sistemas sensoriais.

A esta representação do mundo, da realidade, que cada um de nós construímos de forma singular, é que chamamos de Mapa de Mundo.

Nesse sentido, podemos entender que cada um de nós vive em uma representação única e diferente, não existe mapa de mundo certo ou errado.

Toda a informação sobre o nosso mundo é recebida, organizada e transmitida por uma rede de caminhos neurais em nosso cérebro.

Esta informação é transferida e codificada através de estratégias internas (processos) aprendidas pelo indivíduo que resultam em seu comportamento.

Podemos definir algumas características dos mapas como segue:

  • As pessoas respondem a suas percepções da realidade e não a realidade em si.
  • Toda pessoa tem seu próprio mapa, nenhum mapa é mais real ou verdadeiro que o mapa de outra pessoa, são apenas representações diferentes.
  • O mapa mais eficiente ou efetivo é aquele que oferece um número maior de escolhas e alternativas e não aquele que parece mais real.
  • A mudança de comportamento ou resultados é consequência do enriquecimento do mapa do mundo, permitindo acesso a recursos diferentes para cada contexto ou situação.

Comportamento, vida e mente são sistemas em contínua transformação

Não é possível isolar qualquer parte do sistema (vida profissional, vida pessoal).

As pessoas não podem não influenciar. Interações pessoais formam circuitos retroalimentados que modificam a percepção ou mapa de mundo das pessoas que interagem.

Todas as pessoas são influenciadas pelo efeito ou influência que têm sobre outras pessoas.

Todo sistema inteligente (somos um sistema de mente e corpo) tende a se equilibrar, reorganizando-se continuamente.

Para permitir a nossa sobrevivência, as partes ou membros do sistema devem ter um mínimo de flexibilidade. A medida de flexibilidade (adaptação das partes do sistema) aumenta com a complexidade do sistema (ampliação do mapa do mundo).

Maior complexidade, ou comportamentos mais sofisticados, requerem maior flexibilidade do sistema.

Todo comportamento tem uma intenção positiva

O comportamento é programado e representa a estratégia mais adequada que foi aprendida por aquele indivíduo. Nesse sentido, todo comportamento tem uma intenção positiva ou produtiva em algum contexto (ou alguma vez teve).

Assim, resulta mais para o gestor negociar um novo comportamento entendendo e modificando a intenção positiva em lugar do comportamento.

O gestor pode responder à intenção produtiva, respeitando o mapa do mundo, em lugar de confrontar o comportamento. O comportamento das pessoas será sempre consistente com a intenção positiva e seu próprio mapa.

É claro que este assunto não se esgota aqui, em tão poucas linhas, mas é um mínimo de informação para o líder ou gestor de pessoas responsável.

Colaboração: Jose Perdomo

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