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Artigo
Comunicação externa e os reflexos nos resultados organizacionais
Tema
Planejamento Estratégico
Comunicação externa

A Comunicação Externa é um processo primordial nas organizações de diversos níveis, porém é complexa e se torna um risco quando não se sabe como realmente usá-la. Na maioria das vezes a comunicação interna é transmitida externamente, sendo que esta situação pode trazer riscos e reflexos nos resultados organizacionais internos em todas as perspectivas do negócio.

Se faz necessário filtrar informações sigilosas e saber tratar das diversas situações que podem ocorrer no ambiente organizacional para não denegrir a imagem institucional, através da própria. Os resultados de uma organização que não passa informações coerentes e adequadas ao ambiente externo podem ser inesperados, podendo ficar abaixo das metas em diversos objetivos da empresa, o que afetará em seu constante desenvolvimento.

Introdução
É muito importante  que as organizações desenvolvam estratégias de comunicação externa, pois há um considerável giro em torno de notícias, principalmente nos negócios, porém há diversas formas deste processo ser executado de maneira coerente e eficaz. Todas as informações que estejam relacionadas com as atividades que a empresa desenvolve podem ser comunicadas, sendo um grande risco, pois estas informações tem o sentido de promover a imagem da empresa, através da divulgação na imprensa e ações que esta realiza. Já é realidade que o mundo empresarial necessita de comunicação e marketing externo para divulgação de seus produtos e serviços, assim como também precisa receber informações de fora para a troca de experiências e transformações em processos, embora a competitividade esteja em alta as empresas resolveram arriscar, e é assim que muitas acabam por não criar uma sintonia e entrando num caos total. É fundamental ter consciência e um cuidado neste processo para prevenir diversos riscos na imagem institucional, através da comunicação externa, mas para que isto aconteça é importante conhecer alguns conceitos básicos do processo de comunicação, da importância das estratégias organizacionais e sua interação com o ambiente externo.
 
Desenvolvimento
As estratégias organizacionais devem contemplar em seus objetivos a melhoria na comunicação. Conforme o cenário atual toda organização moderna e atualizada deve ter uma gestão sob este processo para não torná-lo um risco contribuindo com reflexos no futuro.
 
Existem algumas etapas fundamentais para o desenvolvimento saudável e eficaz da comunicação, estas permeiam por vários processos, tanto internos quanto externos, porém se faz necessário o entendimento de alguns conceitos indispensáveis para atuar de maneira coesa, assim evitando riscos a imagem institucional.
 
É preciso conhecer o processo, estratégia e a interação da comunicação com o ambiente externo.
 
Para Chiavenato (2000), uma comunicação ocorre quando uma informação é transmitida a alguém, e é então compartilhada também por esse alguém. Para que haja comunicação, é necessário que o destinatário da informação recebe-a e compreenda.
 
Processo de Comunicação
A comunicação é essencialmente a troca de informações entre seres e neste caso entre empresas, para que ela ocorra existe uma entrada, transformação e saída que é a transmissão do que precisa ser comunicado.
 
Conforme Chiavenatto (2000), comunicação "é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação”.
 
A comunicação externa é uma poderosa ferramenta para a organização dialogar com suas partes interessadas.
 
Por isso se faz necessário que todas as pessoas entendam o que realmente deve ser comunicado e de que forma essa comunicação tem que ser feita, pois as causas podem ser diversas, porém o entendimento deve ser claro.
 
Importância das Estratégias de Comunicação
 
Toda organização é constituída por pessoas, afinal são elas que executam os processos e estes operacionalizam as estratégias.
 
É importante saber construir as estratégias de comunicação, pois elas devem ser claras e objetivas, para que toda a força de trabalho entenda e execute. Basta formalizar os motivos para ser feita uma comunicação externamente, através de uma informação interna e assim estabelecer diretrizes para orientar as pessoas de como, quando e o que comunicar, através da estruturação de um procedimento padrão que servirá para todos. Desta forma fica fácil perceber que em qualquer estratégia comunicacional é indispensável estabelecer muito claramente três fatores: o real objetivo da comunicação, os recursos disponíveis e a reputação da empresa no ambiente externo juntamente a seus riscos.
 
A interação das estratégias de comunicação organizacional com o ambiente externo
 
O fator reputação pode ser observado quando se verifica a conformidade da execução da estratégia externamente, pois se todas as partes interessadas na organização, ou seja, colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros, sociedade, etc., ainda vêem credibilidade na empresa, pois quando a busca por novos produtos e serviços diminui de forma exagerada, assim como a constante procura por eles, com certeza uma das causas é a má transmissão de informações.
 
Neste caso a reputação é a imagem que as partes interessadas tem de uma empresa, não importando a realidade da situação atual, assim pode-se monitorar se todas as estratégias, regras e políticas de comunicação internas da organização estão sendo executadas adequadamente pelos colaboradores externamente.
 
As organizações têm buscado ser mais transparente possível no processo de comunicação, mas é fato de que nem tudo pode ser transmitido, pois a concorrência e a mídia estão atentas a cada passo e nova atitude das empresas e dos empreendedores.
 
Todas as estratégias precisam estar interligadas para evitar gargalos que possam vir contra o ambiente interno da instituição organizacional se tornando uma ameaça nos resultados das perspectivas de pessoas em aprendizado e crescimento, no desenvolvimento de processos internos, no mercado em novas atuações e financeiramente ocorrendo um reflexo nos resultados financeiros das empresas. 
         
Considerações Finais
 
Para toda empresa a imagem institucional é resultante da identidade e da comunicação externalizada sobre ela, através de diversos mecanismos, sendo é um instrumento estratégico e que tanto pode trazer efeitos positivos como negativos, porém isso vai depender da sua execução.
 
Percebe-se que a comunicação interna torna-se externa e esta por sua vez é responsável pela imagem institucional.
 
Política, regras e procedimentos padronizados de comunicação são subsídios para o controle de informações que não devem fugir do ambiente interno das empresas.
 
O mundo investe cada vez mais em tecnologia e assim fica mais fácil o acesso e a transmissão de informações internas para o externo o que as pessoas enxergam estando de fora pode não ser a realidade, porém se não existe um monitoramento o posicionamento organizacional pode ser afetado e o negócio sofrerá reflexos negativos em suas perspectivas.
 
É válido trabalhar estrategicamente no processo de comunicação interna, estabelecendo objetivos e metas para a execução e transmissão de informações adequadas e que não colocarão em risco sua organização e assim evitar reflexos nas perspectivas do negócio.
 
Uma comunicação transparente e saudável agregará valor ao serviço ou produto da organização, tornando-a sustentável por um longo prazo. 
 
Colaboração: Laís Zanchin

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Marina (não verificado) on 01/06/2021 - 13:50

Comentário

Senti falta das referências, do autor e ano em que foi escrito. Apesar disso, artigo muito bom, usei em um trabalho da faculdade.

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