Pular para o conteúdo principal
Artigo
Indicadores de Desempenho
Tema
Planejamento Estratégico
Indicadores de Desempenho

Indicadores-chave de desempenho (em inglês Key Performance Indicator KPI, ou até mesmo como "Key Success Indicator" KSI), são ferramentas de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo, indicando quão bem os processos dessa empresa estão, assim permitindo que seus objetivos sejam alcançados. Portanto, este artigo tem como objetivo definir o que são os indicadores de desempenho, a função deles na empresa e como é implementado.

Em tempos onde a competitividade domina o mercado cada vez mais, é muito importante a apresentação de diferenciais e o controle no meio produtivo. A medição do desempenho de uma empresa é imprescindível para a retirada de informações e tomada de decisões importantes. Nesse sentido, os dados coletados possibilitam a empresa à melhor visualizar os resultados e as tomadas de decisões, a qualificação dos dados possibilita a redução do grau de incerteza quanto à tomada de decisão pelo gestor.

As medições de desempenho são sinais vitais de organização, comunicando a estratégia para baixo e os resultados para cima e, englobando a totalidade do entendimento de metas, métodos e relações causa-efeito consideradas na estratégia. (Hronec, 1993)

Uma frase dita por Deming (1900) "o que não é medido, não pode ser gerenciado" atribuído a importância dos indicadores de desempenho. Medir o que está sendo executado e gerenciá-lo de forma adequada para o alcance das metas organizacionais ou departamentais de propostas são ótimas ações para a análise e o crescimento não só de um setor, mas também de uma empresa. Portanto, os indicadores de desempenho podem ser definidos como sendo instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação nas empresas, assim permitem ao setor administrativo acompanhar o alcance das metas, identificarem avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas e as necessidades de mudança.

Aspectos importantes para a medição de desempenho

A informação é um fator muito importante para a competição no mundo dos negócios, sendo assim, surge a necessidade da identificação, por parte das empresas, do papel de coletar os dados, analisar e tomar as decisões cabíveis para cada caso. As informações que são coletadas através dos indicadores de desempenho em uma empresa pode muitas ajudar na tomada de decisões importantes no meio produtivo.

Em uma empresa para a implementação dos indicadores de desempenho é necessário buscar o apoio do setor administrativo, do comprometimento dos gerentes envolvidos para a produção de um sistema fácil e de um bom entendimento a todos.

“O sistema em primeiro plano deve conter a interface do usuário, onde o mesmo encontra a apresentação e as metas a serem alcançadas. No segundo plano, o sistema deve possuir um sistema de informação executiva, onde a coleta de dados é feita automática, evitando qualquer tipo de erro. Em Modelos de Simulação, terceiro plano, o sistema deve ser habilitado a projetar os resultados para o futuro se baseando em todos os dados obtidos até o momento, caso for necessário, também deverá fornecer dados para as mudanças preventivas.” Back (2002).

Os indicadores de desempenho para uma empresa podem ser considerados como sinais vitais para bons resultados almejados no futuro. Com a retirada de informações no ambiente externo e também no ambiente interno, conseguimos uma base de dados relevantes para a tomada de decisões, assim aplicando-as devidamente. Em seguida, podemos compará-las com os padrões estabelecidos, caso não atingir as metas propostas pela empresa podemos tomar novas decisões corretivas, caso for necessário. Uma forma esquemática resumida dessa interação pode ser visualizada na Figura 1:

Com este artigo pode-se concluir que os indicadores de desempenho têm um papel fundamental no crescimento das empresas. A utilização dos mesmos na gestão de projetos deve ser procedida através de métodos. A implementação dos indicadores é possível apenas quando os gerentes envolvidos têm o conhecimento necessário sobre os mesmos e também das metas a serem alcançadas para as empresas, assim podendo tomar decisões importantes no futuro.

Vídeo Relacionado

Neste vídeo Angela Lee Duckworth conta como deixou um cargo de alto nível na área de consultoria e tornou-se professora de matemática de alunos do sétimo ano, em escolas públicas da cidade de Nova Iorque.

Ela imediatamente percebeu que o Q.I. não era a única coisa que separava alunos bem sucedidos de alunos com dificuldades. Aqui, ela explica sua teoria da "determinação" como indicador de sucesso.

 

Conheça uma solução para este tema
Planejamento Estratégico

Soluções de convergência para apoiar sonhos grandes e garantir a concentração de esforços para tornar real sua visão de futuro.

Para saber mais, participe deste programa

Você sabe dizer qual a importância da medição de desempenho para as organizações? Imagine a seguinte metáfora: deveríamos medir diariamente a nossa pressão sanguínea e a temperatura corporal, certo? Se usarmos o mesmo raciocínio para caso das organizações, repara

A Descoberta

Newsletter

Faça parte de nossa rede de relacionamento, e receba novidades em seu email.
Fique tranquilo, nós não enviamos emails indesejados.

Wrapper

Deixe seu comentário

COMO PODEMOS AJUDAR?

Não encontrou o que procurava? Envie um email ou conte como podemos ajudar a sua empresa.

ENTRE EM CONTATO