Pular para o conteúdo principal
Artigo
Planejamento Estratégico para pequenas empresas
Autor
Everton Carsten da Rosa
Tema
Planejamento Estratégico
planejamento pequenas empresas

Se você empresário está realmente disposto a fazer algo para alcançar ou melhorar o desempenho de sua empresa, um dos caminhos que pode e deve trilhar é o do planejamento estratégico.

Definir um processo formal para criar, implementar, comunicar e acompanhar as Estratégias e Planos que mentaliza ou idealiza todos os dias, representa um caminho que irá lhe auxiliar a concentrar esforços no objetivo de tornar real a visão da sua organização.

A definição de estratégias e planos envolve processos decisórios de articulação e sistematização de idéias, recursos e pessoas, de modo abrangente e sensível às contingências ambientais (ambiente interno e ambiente externo), traduzindo compromissos de curto, médio e longo prazo com as partes interessadas - clientes, força de trabalho, acionistas e proprietários, fornecedores e a sociedade. Essas atividades são geralmente executadas por você líder da organização e, dependendo do porte de sua empresa, envolverá outros níveis da estrutura.

Você pode ser perguntar, e muitas vezes tenho visto isto: "De que adianta planejar, se não sei o que me espera no futuro?" ou ainda "Como vou encontrar tempo para planejar se passo o dia resolvendo problemas operacionais"?

O que é certo é que o planejamento estratégico deve fazer parte do cotidiano das empresas, não importando seu porte nem estrutura (pois pode e deve ser adaptado ao porte da organização). É certo que as chances de um empreendimento sobreviver sem um adequado gerenciamento do dia-a-dia aliando as ações presentes com uma postura voltada para o futuro, é quase nula.

É importante ter claro que o que se pretende com o planejamento estratégico, na verdade não é adivinhar o futuro, mas construí-lo, evitar ao máximo as surpresas, racionalizar o processo de tomada de decisões e garantir os resultados da empresa em seu ambiente futuro. Isso não significa formular um plano e esperar que os eventos aconteçam por força do destino, tampouco, se deve buscar ações futuras em respostas bem-sucedidas no passado, fato este último, que tem se demonstrado ser um caminho enganoso e de resultados desastrosos.

Tenha em mente que planejamento é um processo dinâmico, flexível e que deve incorporar as mudanças imprevistas do ambiente, ou seja, você deve fazer as coisas acontecerem em sua organização, deve ser proativo e deve fazer as mudanças necessárias.

Saiba que:

O Planejamento facilita:

  • avaliar as perspectivas a curto, médio e longo prazos;
  • conduzir a empresa a um mesmo rumo;
  • entender o que ocorre no mercado;
  • racionalizar o processo de tomada de decisão;
  • desenvolver diferenciais sobre os concorrentes;
  • antecipar-se a situações desfavoráveis do mercado;
  • desenvolver produtos e serviços adequados ao mercado;

A falta de planejamento leva a empresa a:

  • ser mais facilmente surpreendida por alterações no mercado;
  • tomar decisões não relacionadas aos objetivos empresariais;
  • precisar sempre se reprogramar a improvisar;
  • ser menos eficiente no processo de tomada de decisão;
  • depender do dia-a-dia;
  • ficar desinformada sobre o seu setor e iniciativas da concorrência;
  • ficar à mercê da conjuntura;

Os argumentos citados agora nos permitem entender que o planejamento estratégico é um processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir os resultados almejados e construir seu futuro, por meio de uma comportamento proativo, antecipando-se e prevendo eventuais surpresas do mercado, considerando seu ambiente atual e futuro.

Por fim, lembre-se que não existe uma receita única para formalizar suas estratégias e planos, tampouco, uma fórmula mágica do sucesso que possa ser aplicada a todas as empresas e situações. Cabe a você, empresário. entender suas necessidades e a configuração mais adequada aos desafios que enfrenta.

Vídeo Relacionado

O economista comportamental Dan Ariely, autor de "Predictably Irrational", usa ilusões visuais clássicas e os resultados contraintuitivos (e certas vezes chocantes) de sua pesquisa para mostrar como não somos tão racionais como acreditamos ser quando tomamos decisões.

Todos nós sabemos o universo de possibilidades que envolvem a tomada de uma decisão. Talvez essa seja uma das artes mais complexas de se compreender, pois consiste em desvendar como funciona a mente das pessoas perante situações de conflito e necessidade, considerando que cada ser humano é uma existência única, repleta de experiências e percepções distintas.

Conheça uma solução para este tema
Planejamento Estratégico

Soluções de convergência para apoiar sonhos grandes e garantir a concentração de esforços para tornar real sua visão de futuro.

Para saber mais, participe deste programa

O que seriam das descobertas e expedições sem um mapa? O que acontece com um líder sem estratégias e planos? Qual o caminho para o sucesso?

O Mapa | Planejamento Estratégico

Newsletter

Faça parte de nossa rede de relacionamento, e receba novidades em seu email.
Fique tranquilo, nós não enviamos emails indesejados.

Wrapper

Deixe seu comentário

COMO PODEMOS AJUDAR?

Não encontrou o que procurava? Envie um email ou conte como podemos ajudar a sua empresa.

ENTRE EM CONTATO