Pular para o conteúdo principal
Entenda a importância da contabilidade para a tomada de decisões na sua empresa
em Qui, 16/03/2017 1:03 PM
contabilidade para a tomada de decisões
Controladoria Estratégica

À primeira vista, a contabilidade pode não parecer tão importante para a estratégia de uma empresa. No entanto, o gestor que passar a olhar a especialidade como uma ferramenta poderosa para a tomada de decisões no empreendimento terá uma surpresa agradável com a maior facilidade no planejamento de ações, alcance de metas e atingimento de resultados.

Orçamento, fluxo de caixa, análise de investimentos, análise das demonstrações contábeis, planejamento tributário, gestão de estoques, controle de contas a pagar e a receber são termos contábeis que devem fazer parte do dicionário de qualquer empresário. Entenda a importância da contabilidade para a tomada de decisões na sua empresa e comece já a olhar a especialidade de uma outra forma!

Previsibilidade dos lucros

Ao usar a contabilidade empresarial como aliada, o empresário pode ter uma previsão dos lucros que sua companhia terá em determinado período do ano, podendo planejar gastos e até mesmo analisar se é hora de investir ou de apertar o cinto.

Muitos gestores tentam prever o lucro da empresa por pura adivinhação, sem se basear em dados concretos, correndo o risco de tomar decisões completamente erradas para aquele momento.

Ao analisar a contabilidade da empresa, no entanto, é possível saber, por meio de dados estatísticos, exatamente quanto a empresa lucrou e, a partir daí, fazer uma previsão muito mais precisa de quanto ela poderá lucrar no mesmo período. Assim, em vez de se basear em achismos, o empresário, com o uso da contabilidade, pode tomar uma decisão mais embasada.

Planejamento de despesas

Os empresários que sabem analisar dados contábeis conseguem planejar as despesas da empresa com menor chance de erro. Ao fazer uma análise do desempenho contábil da companhia no ano anterior, por exemplo, é possível identificar períodos em que os gastos foram maiores, seja por conta de formação de estoque, gastos com folha de pagamento ou com pagamento de tributos. De posse desses dados, é possível planejar as despesas de forma a não comprometer o capital de giro da companhia ou ficar com pouco dinheiro em caixa.

Planejar as despesas é um ponto essencial para negociar com fornecedores e clientes, mantendo a saúde financeira da empresa em dia.

Previsão de crescimento

Ter uma previsão de crescimento acurada, baseada em dados contábeis confiáveis é essencial para empresários que desejam planejar os próximos passos de sua companhia. Saber o quanto a organização deve crescer nos próximos meses ou anos facilita muito na hora de planejar investimentos, alocar recursos ou até mesmo buscar potenciais investidores, que estarão muito mais propensos a apostar na sua empresa quando você conseguir mostrar, de forma concreta, o quanto ela deve crescer no futuro.

Possibilidade de contar com imprevistos

A contabilidade ajuda na tomada de decisões da sua empresa a partir do momento em que você consegue saber quanto deve reservar no seu caixa para imprevistos que fazem parte do dia a dia de qualquer companhia como, por exemplo, um gasto inesperado com manutenção de equipamentos, um cliente que não paga na data correta e até mesmo um pagamento a fornecedor que deve ser antecipado.

Entendeu agora por que contabilidade empresarial é um instrumento poderoso na gestão dos negócios de uma empresa? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco, nos comentários, e continue acompanhando nosso blog!

Fonte: Vers Contabilidade

Deixe seu Comentário

POSTS RELACIONADOS

Você também pode gostar dos posts abaixo: