Skip to main content
Objetivo do curso

Habilitar o profissional para pensar e executar o processo de elaboração, implantação, análise do orçamento empresarial, ponderando a real aplicabilidade dos conceitos no mundo atual; Fornecer uma visão operacional e gerencial da aplicabilidade prática dos conceitos de planejamento estratégico, controladoria estratégica e orçamento empresarial; Entender a importância do alinhamento estratégico da empresa aos recursos disponíveis; Compreender os principais modelos de orçamento empresarial para escolher o método adequado para sua empresa.

Público alvo

Diretores, Controllers, Gerentes, Supervisores, Especialistas, Analistas Seniores e Plenos e demais profissionais envolvidos no controle de gestão e no desenvolvimento do orçamento empresarial.

Conteúdo programático
Módulo 1 | Orçamento como gestão empresarial

- Instrumento de controle
- Uma visão introdutória: Princípios fundamentais do planejamento estratégico e controle de resultados;
- Definição e aplicações;
- Base para elaboração;
- Vantagens e limitações;

Módulo 2 | Elaboração do processo orçamentário

- Processo orçamentário: O orçamento empresarial;
- Tipos de Orçamento;
- A escolha do orçamento adequado para meu negócio;
- O orçamento operacional e o orçamento financeiro;

Módulo 3 | Controle orçamentário

- Sistema de controle gerencial;
- Conceitos: centros de custos-padrão e despesas-padrão; centro de despesas discricionárias;
- Estudo de Caso: Empresa ALVO
- Elaboração do orçamento: Do imobilizado; De vendas; De produção; Do custo de produção; De matérias-primas; De mão-de-obra direta; Dos custos indiretos de produção; Das despesas de vendas; Das despesas administrativas; De caixa (fluxo de caixa projetado); De DRE (projeção de resultados); De Balanço Patrimonial;

Módulo 4 | Tradição x Beyond Budgeting

- Fundamentos e origens do modelo Beyond Budgeting;
- Por que o planejamento orçamentário causa tantos problemas;
- Deficiências do modelo de gestão tradicional baseado em orçamentos;
- Por que organizações líderes adotam este novo modelo de gestão;
- Os 12 princípios da gestão “além do orçamento”;
- Comparação entre os modelos tradicionais e adaptáveis da gestão de desempenho

Investimento

Consulte preços especiais para turmas "in company"

Desconto especial para mais de uma inscrição.
Desconto especial para clientes da ECR Consultoria.

- Está incluso no investimento: apostila, material de apoio, coffee break e certificado de participação (mediante 75% de frequência);
- Os cancelamentos serão aceitos com no máximo três dias de antecedência;
- A ECR Consultoria reserva o direito de prorrogar e/ou cancelar o curso ou evento caso não atinja o número mínimo de participantes.