Skip to main content
Objetivo do curso

Neste treinamento você poderá entender, analisar e aplicar conceitos e ferramentas gerenciais para implementar uma gestão de custos por atividades que possibilite a conversão do plano estratégico em medidas administrativas e operacionais, criando valor para a empresa e apoiando o processo de tomada de decisão da Alta Direção.

Público alvo

Diretores, Gerentes, Coordenadores, Supervisores da áreas de Operações, Controladoria, Finanças e demais áreas de Gestão das diversas áreas que atuam, direta ou indiretamente, atividades de estruturação, apropriação e controle de custos.

Conteúdo programático
Modulo 1 | Custos relevantes para controle e tomada de decisões

- Objetivo, planejamento e controle de custos;
- Principais conceitos de custos: direto, indireto, fixos e variáveis;
- Metodologias de custeio: Por centros de custos e por atividades; 

Módulo 2 | Gerenciamento de Resultado para Análise e Decisão

- Apuração de resultado orientado para a tomada de decisão;
- Equação base da lucratividade;
- Custo/volume/lucro - noção intuitiva;
- Aplicação do conceito de Margem de Contribuição;
- Fundamentos da teoria das restrições;
- Análise de desempenho por segmento de negócios;
- Ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro;
- Margem de segurança e alavancagem operacional;
- Estudo de Casos;

Módulo 3 | Gestão Estratégica de Custos

- Fundamentos da gestão estratégica de custos;
- Análise estratégica versus análise tradicional;
- O conceito de cadeia de valor;
- Posicionamento estratégico;

Módulo 4 | Custeio de gestão baseado em atividades

- Fundamentos do baseado em atividades A metodologia do custeio ABC – conceitos básicos;
- Gestão baseada em atividades (Activity Based Costing);
- Processo decisório baseado em ABM (Activity Based Management);
- Implementação e Estudo de Casos.

Investimento

Consulte preços especiais para turmas "in company"

Desconto especial para mais de uma inscrição.
Desconto especial para clientes da ECR Consultoria.

- Está incluso no investimento: apostila, material de apoio, coffee break e certificado de participação (mediante 75% de frequência);
- Os cancelamentos serão aceitos com no máximo três dias de antecedência;
- A ECR Consultoria reserva o direito de prorrogar e/ou cancelar o curso ou evento caso não atinja o número mínimo de participantes.