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A administração de uma empresa é um processo complexo e que envolve vários setores. Um deles é o financeiro, que necessita de mais atenção e que seguidamente apresenta problemas, principalmente relacionados à falta de capital de giro. Quando o gestor percebe a empresa está no vermelho, com as contas em atraso, o que gera ainda mais problemas, como multas e juros, renegociações, cadastro em órgão de crédito, etc.

Para evitar que erros no gerenciamento do capital de giro prejudiquem a empresa e para que os recursos possam ser melhor administrados evitando que você tenha problemas financeiros, abaixo algumas dicas de gestão. O Capital de giro é definido como o dinheiro que gira ou circular dentro da empresa.

Mas como calcular o capital de giro?

Para isso, parte-se do ativo circulante da empresa, representado por bens que poderão ser convertidos em dinheiro, mais o caixa propriamente dito, os saldos bancários, valores a receber de clientes e estoques. Deste valor são subtraídos os valores referentes ao passivo circulante, representados pelas contas de curto prazo a pagar, como fornecedores, impostos, entre outros.

Medidas podem ser tomadas para gerenciar corretamente o Capital de giro e evitar erros que prejudiquem o andamento da empresa:

1 - Utilizar, de forma adequada, o fluxo de caixa
O Fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para sua empresa ter o capital de giro bem administrado, ele oferece informações essenciais para a administração do seu capital de giro. Muitos empresários acabam não utilizando ou não atualizando diariamente, o que pode levar a problemas de falta de recursos e impacto no capital de giro da empresa. Assim, é preciso implantar a cultura do uso do fluxo de caixa em sua empresa, de forma que ele faça parte do dia a dia.

2 - Contar somente com o dinheiro disponível
Um dos conceitos utilizados no capital de giro é o de clientes a receber, mas esses ainda não foram convertidos em dinheiro. Por isso, um dos erros é contar com esses recursos antes de seu recebimento. Lembre-se de que um percentual dos clientes pode atrasar ou acabar não pagando as dívidas, o que irá impactar negativamente em seu capital de giro, então é preciso cautela.

3 - Otimização do estoque
Outro ponto estratégico de uma empresa é o estoque. Muitas empresas se equivocam na administração de suas finanças, porque estocam demais na busca por melhores descontos na hora da compra de mercadorias. Esta mercadoria poderá ficar encalhada, a empresa terá uma falsa noção do quanto realmente tem de capital de giro disponível, uma vez que todas as mercadorias ainda precisam ser negociadas e recebidas para que possa contar com o dinheiro, por isto fazer o controle do estoque para que fique em níveis adequados é essencial.

4 - Alinhamento dos prazos de recebimentos e pagamentos
Como o estoque é estratégico na política de capital de giro, o alinhamento entre as áreas de recebimentos e pagamentos ( contas a receber e contas apagar), é importante.

O problema surge quando se concede prazos maiores para os clientes e a empresa tem um prazo menor para o pagamento dos fornecedores, gerando assim falta de capital de giro através do descompasso dos prazos. Ao ajustar as os prazos de recebimentos, com os prazos de pagamento dos fornecedores, e por isto a negociação com fornecedores é de extrema importância, a empresa estará controlando estes dois fluxos, que são de suma importância para se ter um capital de giro adequado.

A administração do capital de giro deve fazer parte da gestão diária da empresa e ter a mesma importância dos outros departamentos, uma vez que uma empresa sem caixa terá problemas em todos os setores. Com ações simples de controle, a empresa terá seu capital de giro sob controle e garantirá a saúde financeira da empresa.