Skip to main content

Planejamento é uma palavra chave nas empresas que tem boa gestão, e quando se fala de planejamento financeiro no seu contexto está adiantamento de recebíveis.

Um empresa ao fazer um projeto de expansão ou ao surgir uma grande demanda de um cliente que não estava programada, geralmente precisa de recursos, logo é preciso realizar um ajuste nas finanças ou ir ao mercado contratar um empréstimo.

O empréstimo é uma das opções, mas e se a empresa puder antecipar um dinheiro que já é seu, os recebíveis por exemplo, não seria uma opção melhor?

A vantagem da antecipação de recebíveis em comparação com o empréstimo é que na antecipação a empresa não precisa provisionar recursos para pagar a parcela todo mês, as taxas, juros e impostos do empréstimos são maiores, claro que para saber se realmente é vantajoso a empresa precisa fazer os cálculos, projetar no seu fluxo de caixa, isto para poder enxergar se as receitas futuras cobrirão a antecipação destes recursos. Ao realizar a antecipação de recebíveis a empresa não está tirando recursos do caixa para pagar o banco, está investindo na produção com financiamento próprio, ou seja, com recursos que já é seu, mas que integrariam o caixa só no futuro, claro que levando em conta o risco da inadimplência.

Ao antecipar os recebíveis a empresa está garantindo o fluxo de caixa sem comprometer o saldo mensal, ou seja, não tira recursos do caixa para pagar novos compromissos/empréstimos. Para realizar o adiantamento dos recebíveis a empresa precisa realizar uma pesquisa de quais instituições financeiras oferecem melhores condições financeiras, como taxas, juros, impostos, prazos de crédito, cobrança de inadimplentes sem custos adicionais, etc.

Se a empresa ao adiantar recebíveis fizer uma análise detalhada e cuidadosa, estará adiantando recursos de qualidade.