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Uma gestão de qualidade passa pela gestão correta e estratégia dos custos de uma empresa, é um ponto fundamental para o sucesso do negócio, bem como entender o que realmente é um custo de um produto ou serviço para uma empresa.

Segundo Eliseu Martins em seu livro 9ª edição, um custo é “Todo gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.” Como ferramenta de gestão não basta saber o custo total do produto ou serviço, é fundamental separar pelos diversos tipos de serviços, afim de poder controlar com eficácia para se ter uma formação de custos de qualidade.

Os custos são divididos em custos diretos e indiretos. Custos diretos são aqueles que estão objetivamente ligados a determinados produtos ou serviços, são mensuráveis para que possam ser incluídos no cálculo da produção com valores corretos, como materiais utilizados diretamente, por exemplo, embalagens, matéria prima, componentes e mão de obra direta, ou seja, aquela envolvida diretamente na produção do produto ou serviço.

Custos Indiretos são aqueles, que o próprio nome sugere, não são ligados diretamente a produtos ou serviços, bem como também não são relacionados a produtos ou serviços específicos, deve-se ter critérios de rateio para poderem ser alocados aos produtos ou serviços a que estão afetos, por exemplo, mão de obra indireta, referente a atividades realizadas auxiliares da empresa ou por prestadores de serviços terceirizados, como segurança, manutenção de equipamentos, limpeza, depreciação dos equipamentos, aluguéis, seguros, energia elétrica, etc.

Os custos também são classificados como fixos e variáveis. Os custos fixos não são alterados por conta do volume de produtos ou serviços produzidos em um determinado período, por exemplo, aluguel de prédios e equipamentos, mão de obra direta, taxas municipais, estaduais e federais. Os custos variáveis, já são alterados em relação ao tempo versus volume produzido de produtos ou serviços, por exemplo, energia elétrica utilizada na produção, matéria prima e impostos sobre as vendas.

Ao controlar os custos pelas suas subdivisões teremos uma análise mais apurada da saúde financeira da empresa e subsidiando as tomadas de decisões, tanto táticas como operacionais.

O preço final de um produto ou serviço prestado depende do quanto é investido para que ele exista. Se a gestão de custo não for eficaz, a empresa poderá cobrar valores que não condizem com a realidade, podendo prejudicar as margens de lucro, volume de vendas e até o andamento do negócio em geral.