Pavioli

Pavioli

A Pavioli é uma empresa familiar de massas frescas, líder de vendas na região sul, que há mais de 40 anos leva para a mesa do consumidor a qualidade e requinte de seus produtos. Entre seus produtos se destacam as massas para pastéis, pizza, massa folhada, talharim, espaguete, capeletti e ravioli.

Desafio Proposto

Em 2005 a Pavioli procurava realinhar seu modelo de gestão, buscando melhorar os resultados econômicos-financeiros para satisfazer os propósitos dos familiares acionistas. O desafio proposto era diagnosticar a situação atual dos processos internos e propor melhorias em todos os processos da organização para que os resultados do passado voltassem a ser atingidos.

Solucao Apresentada

A solução apresentada para a situação problema foi o alinhamento de todos os sistemas e processos da empresa aos principios e fundamentos de Gestão da Qualidade Total - TQM.
A estrutura base do projeto envolvia a formação de um Comitê Gestor, formado pela Alta Direção e gerencias dos principais processos, e Comitês Setoriais, formados por colaboradores dos diversos departamentos e processos (comercial, financeiro, contabilidade, produção, suprimentos).
Definida a metodologia, os Comites Setoriais passaram a realizar encontros para mapeamento de processos e análise de falhas, propondo as melhorias necessárias para adequação dos processos às melhores práticas e eliminando as falhas apontadas. Estas sugestões, após encaminhadas ao Comitê Gestor recebiam a aprovação para implementação.
O papel da ECR consultoria era apoiar os encontros como facilitador, analisando criticamente cada ação proposta e capacitando as partes envolvidas, quando aplicável.
Coube ainda à ECR, durante este projeto, a total reestruturação do departamento financeiro e implementação do departamento de controladoria.

Resultado Obtido

O estudo de caso apresentado tem data inicial de junho de 2005 e data final de setembro de 2008. Neste período o objetivo de otimizar os resultados econômicos-financeiros da organização, foi atingido.
A solução proposta de alinhamento do modelo de gestão da organização às práticas de Qualidade Total proporcionaram uma série de melhorias em processos, pessoas e indicadores economios-financeiros. Dentre os quais podemos citar:
- Monitoração e análise de indice de satisfação de clientes;
- Aumento no nível de satisfação interna;
- Crescimento das vendas (chegou a atingir 16% em 2007);
- Capacitação de lideranças;
- Reestruturação do departamento financeiro (incremento de 300% em receitas financeiras, redução das despesas financeiras em 0,5% da Receita bruta), redução da taxa média de captação de recursos em 1,5% a.m.)
 - Implementação do departamento de controladoria e do orçamento empresarial integrado ao Planejamento Estratégico.

<< Voltar

Social Networks

Come and look for ECR in social networks:

ECR Consultoria - Otimizando seus movimento$ | Direitos reservados

Canoas/RS | F:51 3478.6232 || Curitiba/PR | F:41 4063.8959
São Paulo/SP | F:11 3522.9715 || Rio de Janeiro/RJ | F:21 4063.9270
Belo Horizonte/MG | F:31 4063.9219