Pular para o conteúdo principal

O conceito de qualidade é amplo. Pode ser entendido como Controle da Qualidade, Garantia da Qualidade, Gestão da Qualidade Total, Gestão Participativa, utilização de ferramentas da Qualidade para a melhoria contínua, Certificações ISO9001, ISO14001, entre outras.

Fundamentos da Excelência

Qualquer empresa possui um modelo próprio para a gestão de seus negócios.

Algumas possuem modelos mais avançados e pró-ativos, outras possuem um modelo mais reativo, já algumas demonstram grande nível de padronização. Não importa. O que realmente importa é que as empresas precisam definir uma sistemática para gerenciar seus processos. As que não o fazem estão fadadas ao fracasso.

A Fundação Nacional da Qualidade, no caderno de Introdução ao MEG, cita que:

Problemas de medição e os impactos na qualidade do produto

Uma questão crucial no controle de qualidade por variáveis (medidas) é o problema da confiabilidade dos bancos de dados. Em diversas ocasiões nota-se que os dados não fornecem uma ideia real de parâmetro a ser analisado e isto se deve, em grande parte dos casos, ao fato de se tentar extrair do instrumento de medição, uma informação mais apurada do que ele consegue fornecer.

Este importante ponto de vista é muitas vezes ignorado. O sentimento geral é de que, sendo um instrumento sofisticado, ou extremamente caro, ou ainda com visor digital, deve ser bom.

Entendendo o 5S

Os cinco sensos, comumente chamados de 5S, são por assim dizer a porta de entrada de um Programa de Qualidade Total. Isto porque tem um grande efeito sobre a motivação para a qualidade, visto que seus resultados são rápidos e visíveis. Mas a sua grande virtude é seu grande defeito, ou melhor, nós a tornamos seu maior defeito ao pensarmos que o Programa 5S se resume a melhorar a aparência do local de trabalho ou outro ambiente qualquer.

O Ciclo do PDCA

O PDCA é, provavelmente, o mais conhecido conceito da gestão da qualidade. Mesmo pessoas leigas costumam conhecer as quatro etapas básicas que ficaram famosas depois que ele foi introduzido no Japão e daí ganhou o mundo.

É também chamado de Roda de Deming (em homenagem ao estatístico e "guru" da qualidade William Edward Deming).

ISO 9004:2009 Orientação Estratégica para a Qualidade

Esta nova norma ISO 9004, que me parece vir a ser uma referência fundamental para o futuro da Gestão da Qualidade, publicada internacionalmente em 2009, embora não sendo utilizada como critério de Certificação, será capaz de iniciar uma nova era na área da Qualidade pelo facto de que introduz profundas mudanças em relação à versão anterior, aproximando-a do caminho da Gestão da Sustentabilidade das Organizações.
 

O impacto na Liderança na ISO9001:2015

A nova versão da ISO 9001 coloca exigências sobre a Liderança (“alta administração”), que é a pessoa ou grupo de pessoas que dirigem e controlam a organização no mais alto nível. Agora o comprometimento e também o envolvimento com o andamento da empresa deve ser demonstrado de forma efetiva.

Já não é mais a responsabilidade de um indivíduo ou de ter um “Representante da Direção - RD”, que é responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ. Há uma maior ênfase nas pessoas “proprietárias” do SGQ, em vez de um único indivíduo.

Como está a Qualidade da Produção de Alimentos?

Hoje está cada vez mais frequente vermos programas de culinária na internet, na tv aberta e principalmente, na tv fechada, onde nos aguça a vontade de tornarmos grandes chefs, cozinheiros renomados ou simplesmente nos dá coragem em arriscamo-nos na cozinha. Também não podemos deixar de citar as postagens nas redes sociais. Em que recebemos receitas de pratos rápidos e "deliciosos".

Mas por que eu escrevi a palavra deliciosos de maneira destacada?

Sistema de Gestão em uma empresa de Serviços

A qualidade é, nos dias de hoje, fator essencial para que empresas sobrevivam e se mantenham competitivas no mercado cada vez mais globalizado.

A busca da Qualidade Total, exercida em todas as etapas do processo produtivo e em todos os níveis hierárquicos das organizações, orienta uma verdadeira revolução de conceitos, hábitos e procedimentos que se verifica em âmbito internacional na sociedade atual.

Inscrever-se em Gestão da Qualidade