Pular para o conteúdo principal

As Estratégias e Planos representam os caminhos escolhidos para concentrar esforços com o objetivo de tornar real a visão da organização, tendo em vista a definição e a obtenção de objetivos organizacionais (metas de curto e longo prazo).

Teoria da complexidade e estratégia

Este trabalho apresenta as Visões de Mundo – Mecanicista, Econômica e Complexa – que estão competindo no contexto da atual Mudança de Época, mostrando quais as implicações de cada uma destas Visões de Mundo e dando ênfase para a necessidade, cada vez mais premente, da Visão Complexa de Mundo para a Estratégia das organizações, a partir das lições da Teoria do Caos e das características dos Fractais.

Visão de mundo é uma janela conceitual, através da qual nós percebemos e interpretamos o mundo, tanto para compreendê-lo como para transformá-lo. Esta janela funciona como uma espécie de lente cultural, na construção da qual os ingredientes incluem valores, crenças, princípios, premissas, conceitos e enfoques que modelam nossa percepção da realidade e, portanto, nossas decisões, ações e interações e todos os aspectos de nossa experiência humana no universo.

Saiba mais baixando o artigo.

Valores pessoais e suas estratégias e planos?

Planejamento Estratégico é um conjunto de disciplinas inter-relacionadas, geralmente aplicado à definição do curso de ação de organizações de médio ou grande porte e considerando períodos de tempo extensos.

Sua intenção é estabelecer um direcionamento a ser seguido pela empresa, para alcançar a missão definida por ela – mas você também pode aplicar seus princípios à administração de seu dia-a-dia.

Planejamento Estratégico para pequenas empresas

Se você empresário está realmente disposto a fazer algo para alcançar ou melhorar o desempenho de sua empresa, um dos caminhos que pode e deve trilhar é o do planejamento estratégico.

Definir um processo formal para criar, implementar, comunicar e acompanhar as Estratégias e Planos que mentaliza ou idealiza todos os dias, representa um caminho que irá lhe auxiliar a concentrar esforços no objetivo de tornar real a visão da sua organização.

Noções de Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica

Utilizando como ponto de partida os artigos “Idéias de Sucesso: Utilizando o Balanced Scorecard” escrito por Luis Augusto German, e, A difícil tarefa de tirar a estratégia do papel” escrito por Mathias Mangels, quero abordar algumas noções e conceitos básicos de Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica.

Para entendermos o que é uma estratégia vamos aplicar o conceito definido pela FPNQ – Fundação para o prêmio Nacional da Qualidade® em seu caderno Rumo à Excelência – Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional. pag 68:

Estruturando o Planejamento Estratégico

“O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”. PETER DRUCKER

Introdução
O mito criado sobre o Planejamento Estratégico com sendo a panaceia para o desempenho competitivo das organizações e a fórmula milagrosa para um futuro promissor, somente torna-se factível se embasado por uma visão holística de seus gestores de alto nível. Todos desejamos sanar os males presentes e ganhar vitalidade para o futuro e, essa é a prerrogativa do planejamento, pois…

Gestão de ideias

Softwares de colaboração ajudam as empresas a criar novidades e a reter todo o conhecimento.

Para conquistar um consumidor que busca variedade, a fabricante de calçados Grendene oxigena seu portfólio constantemente. Há três meses, usa para isso um software de colaboração que já começa a gerar resultados.

Os desafios da gestão familiar

As empresas que são dirigidas por uma gestão familiar possuem uma preocupação extra.

Além de lidar com as questões relacionadas ao desempenho como produção e vendas, estas organizações ainda devem aprender a separar a relação familiar da empresarial, o que é muito difícil perceber que a relação familiar é bem diferente da relação afetiva da família.

Planejamento Estratégico Avançado nas organizações

De acordo com Michael Porter, em seu livro “Estratégia Competitiva”, o objetivo de uma estratégia é encontrar uma posição dentro do mercado, de forma que a organização possa se defender contra as forças competitivas dos concorrentes ou influenciá-las a seu favor.

Mas como aplicar este teoria na prática e construir um processo maduro de gestão do planejamento estratégico do negócio?

Inscrever-se em Planejamento Estratégico