A Cultura do Conforto

Área de Atuação: Gestão da Produção

Uma característica frequente que se apresenta nos treinamentos que realizo sobre Melhoria Continua (KAIZEN) se relaciona muito sobre a cultura que a nossa sociedade está alicerçada.

A cultura do Conforto.

Neste caso o conforto se relaciona a estabilidade, a tranquilidade, a rotina, a fazer as coisas sempre do mesmo modo sem se questionar se é possível fazer de outra forma. E esta é uma característica cada vez mais evidente no nosso dia a dia.

Este comentário parece um pouco divergente do que nos é passado com as novas tecnologias e inovações que se apresentam, sejam por meio das mídias sociais, celulares, moda, técnicas de gerenciamento, etc.., mas a experiência que estou tendo é que o novo é experimentado, é gerado o sentimento de que é diferente e aguça a vontade de usar, mas o que percebo é que com a continuidade a pessoa tende a retornar para o ambiente em que estava e que se sentia confortável, segura e confiável.

De uma forma simples estou descrevendo a resistência a mudança que cada um de nós possui. É, cada um de nós possui resistência a mudança! Seja na vida profissional ou na vida pessoal. Nós fomos criados desta forma. Muitas vezes temos medo de experimentar o novo, pois não sabemos se conseguiremos dar um bom resultado.

E hoje o mundo nos exige a mudança, pois passamos por fazes em nossa vida e também há momentos de crise na nossa economia e não podemos estar alheios a estas situações.

Mas será que devemos mudar nos estilo “Maria vai com as outras”?
Será que se a maré nos levar para um determinado caminho, devemos seguir?

Para termos sucesso na mudança, é necessário termos organização, metodologia, passos, ou seja, necessitamos de algo que nos oriente e que a segurança de que conseguiremos será alimentada, pois este é principal fator da resistência a mudança. A falta de segurança de que o resultado será alcançado! E outro ponto que devemos considerar é que as nossas ações sejam realizadas de forma SIMPLES.

Também devemos buscar as pequenas mudanças. Pois seremos mais ágeis na implementação e o somatório de pequenas mudanças nos proporcionará uma grande mudança. O KAIZEN é o caminho mais adequado a termos a melhoria no nosso dia a dia.

O significado Kai=“Mudança” e Zen=“Bom, Virtude”, nos direciona passo a passo o caminha para que seja efetiva a mudança. E o que é mais importante. A mudança será para melhor. Aplique o KAIZEN na sua empresa, na sua vida e certamente você verá a mudança acontecendo de maneira mais tranquila!

Artigo postado por: Fernandes Santos Thomaz
<< Outros artigos
0
No votes yet
Seu voto: Nenhum

Comentar

VALIDAÇÃO
Para enviar o formulário é necessário preencher o campo abaixo.
CAPTCHA de imagem
Digite as letras que aparecem na imagem

Colabore com nossa biblioteca

Preencha o formulário abaixo e solicite novos conteúdo de seu interesse. Nos comprometeremos a pesquisar e publicar:

VALIDAÇÃO
Para enviar o formulário é necessário preencher o campo abaixo.
CAPTCHA de imagem
Digite as letras que aparecem na imagem

Redes Sociais

Venha encontrar a ECR nas redes sociais:

Diagnóstico Organizacional

Responda este Diagnóstico para saber como está o nível de maturidade do modelo de gestão de sua empresa.

Confira >>
Confira o programa Opinião do Empresário. Acesse e fique por dentro dos desafios empresariais do momento.

Perguntas Frequentes

FAQ

Perguntas e dúvidas frequentes de nossos clientes e visitantes relativas a consultoria e treinamento empresarial.

Confira as perguntas >>

Receba nossa News!










ECR Consultoria - Otimizando seus movimento$ | Direitos reservados

Canoas/RS | F:51 3478.6232 || Curitiba/PR | F:41 4063.8959
São Paulo/SP | F:11 3522.9715 || Rio de Janeiro/RJ | F:21 4063.9270
Belo Horizonte/MG | F:31 4063.9219