Pular para o conteúdo principal
Semana Kaizen de Profundidade, em Marabá/PA
em Seg, 25/06/2018 3:13 PM
Kaizen de Profundidade
Gestão da Produção

A palavra Kaizen tem origem japonesa e significa “melhoria contínua”, o que pode ser levado para o ambiente de trabalho, família e vida pessoal. Na indústria, tem o mesmo significa e se refere ao aprimoramento diário e constante, com o objetivo de aumentar a produtividade. O Kaisen quando aplicado na indústria também busca eliminar os processos desnecessários, bem como o desperdício de tempo, de matéria prima, etc.

Quando aplicado com magnificência, o Kaizen consegue melhorar a produtividade e, por consequência, a qualidade do produto final, sem que isso acarrete gastos, podendo mesmo haver o uso mínimo de investimento. Para tanto, o Kaizen é uma metodologia que conta com as seguintes características:

– os trabalhadores desenvolvem suas atividades melhorando-as sempre, através de redução de custos e usando alternativas inovadoras;
– o trabalho coletivo prevalece sobre o individual;
– o funcionário é reconhecido como elemento de grande importância da organização;
– o trabalhador é estimulado a direcionar a sua atividade para as metas do grupo;

Para chegar a esse resultado, o Kaizen faz uso de diversas técnicas e ferramentas da qualidade e, via de regra, é realizado através de eventos de semana Kaizen. Os tipos de Semana Kaizen podem ser:

Kaizens de Diagnóstico / Amplitude
Quando há a necessidade de se entender o problema e identificar as oportunidades de melhorias, utilizam-se práticas como Mapeamento da Cadeia de Valor (VSM), Mapeamento de Processos (EPN) e Mapeamento da Qualidade (MQ).

Kaizens de Resultado / Profundidade
Quando está claro o problema ou a oportunidade de melhoria e há a necessidade de resultados rápidos, utilizam-se técnicas do Lean como Eficiência Operacional (OEE), Troca Rápida de Ferramentas (TRF), Manutenção (TPM), Kanban (PCP), Micro Layout, etc.

Na última semana estivemos em Marabá, no Pará para apoiar uma das maiores mineradoras do país a conduzir sua primeira semana de Kaizen de Profundidade.

Quer saber mais sobre Kaizen? Quer saber como estruturar um projeto de melhoria, treinar sua equipe ou executar uma semana Kaizen na sua empresa?

Entre em contato com nossa equipe.

Deixe seu Comentário

POSTS RELACIONADOS

Você também pode gostar dos posts abaixo: