Pular para o conteúdo principal
Artigo
Mapeamento do Fluxo de Valor
Tema
Gestão da Produção
Mapeamento do Fluxo de Valor

O Lean é uma filosofia, ou uma estratégia, que concebe uma nova visão de industrialização com a finalidade de reduzir o Lead Time de um processo, ou seja, do tempo entre o pedido formulado pelo cliente e a entrega do mesmo, focando a eliminação dos desperdícios, baseados nas sete grandes perdas do sistema Toyota de produção segundo Taiichi Ohno, que são:

  • Perdas por Superprodução;
  • Perdas por Transporte;
  • Perdas por Processamento;
  • Perdas por Produtos Defeituosos;
  • Perdas por Espera;
  • Perdas nos Estoques;
  • Perdas por Movimentação.

A eliminação das sete grandes perdas é o maior objetivo do Lean. A constante minimização ou eliminação destas perdas resulta em grandes reduções de lead time e despesas operacionais, tornando os processos produtivos muito mais enxutos e flexíveis, tornando a empresa mais competitiva na economia global.

Conceitualmente o Lean incentiva um maior envolvimento das pessoas, enfatizando o trabalho em equipe, treinamento em massa e o aprendizado contínuo, produção voltada para o cliente, ou seja, em função da demanda (puxada), redução de lotes de transferência, redução de Work in Process, produção celular, troca rápida de ferramentas (TRF) e Manutenção Produtiva Total (TPM).

Uma análise da causa fundamental para cada uma das sete perdas permite identificar qual é o instrumento ou ferramenta do Lean mais adequada a ser utilizada. A maioria das perdas está ligada a instabilidade nos processos, desta forma controles estatísticos de processos (CEP), inclusive o MASP, podem ser apropriados para atacar tais perdas.

Para identificar onde as perdas estão inseridas ao longo do processo é necessário “aprender a enxergar”, sendo assim o mapeamento do fluxo de valor se mostra como uma ferramenta eficaz, dando uma perspectiva levando em conta o quadro mais amplo, e não só dos processos individuais, melhorando o todo, e não apenas as partes.

O Mapeamento do Fluxo de Valor estuda o conjunto de ações específicas necessárias para obter-se o melhor resultado de um produto acabado, desde a matéria-prima até a entrega ao cliente, focando nos fluxos de material e de informação. O resultado do mapeamento do fluxo de valor é uma identificação de forma gráfica, um mapa, da atual situação da cadeia produtiva, a qual serve como base para a construção de um estado futuro desejável.

Identificando as perdas com o mapeamento do fluxo de valor, é possível enxergar e focar no fluxo de uma forma ideal ou melhorada, criando assim um fluxo que agregue valor.

“Perdas são todas as atividades que geram custo e não adicionam valor ao produto. Nós devemos ter em mente que a maior das perdas é aquela que nós não enxergamos.”
Shigeo Shingo

Colaboração: Everton Silva

Vídeo Relacionado

Três garrafas idênticas de água apresentam vazões diferentes dependendo de como o fluxo é formado antes de chegar em seus gargalos. Com base nesta demonstração, podemos intuir, que é possível elevar a capacidade de um gargalo de produção.

Que pode ser uma área, um processo ou mesmo um recurso, concentrando nossas ações na melhoria das atividades que precedem esse gargalo.

Conheça uma solução para este tema
Gestão da Produção

Soluções para modernizar seu negócio para os desafios dos novos meios e tecnologias de produção.

Para saber mais, participe deste programa

Mapas dos fluxos de valor são os direcionadores da transformação Lean, e permitem que possamos enxergar a empresa não pelo ponto de vista de um visitante, um auditor ou um cliente, que circula pelo processo verificando e conhecendo somente as etapas que agregam valor; o especiali

VSM

Newsletter

Faça parte de nossa rede de relacionamento, e receba novidades em seu email.
Fique tranquilo, nós não enviamos emails indesejados.

Wrapper

Deixe seu comentário

COMO PODEMOS AJUDAR?

Não encontrou o que procurava? Envie um email ou conte como podemos ajudar a sua empresa.

ENTRE EM CONTATO