Pular para o conteúdo principal
Artigo
Gestão da qualidade como gestão de negócios
Tema
Gestão da Qualidade
gestão de negócios

Hoje vamos pensar um pouco sobre a atual posição de mercado que se encontra a relação Qualidade e empresa, ou seguindo o título como a Gestão da Qualidade deve ser encarada em uma empresa.

Podemos sim através de diversas formas de interpretação e ferramentas, desenvolver planejamentos e forma de ação com foco no desenvolvimento financeiro e de mercado desta empresa, sendo uma grande possibilidade de reconhecer não através de certificações e sim por avaliações internas quais os resultados foram obtidos durante esta Gestão e isso com certeza se obtendo ótimos resultados devemos conciliar a ideia de que uma Gestão da Qualidade é na realidade a Gestão do empresa, pois sempre a mesma esta relacionada a todo o fluxo e resultados, por vias de procedimentos e manuais qualificados para reger esta empresa.

O que devemos pensar é na realidade do mundo industrial e de serviços, onde identificamos apenas como um representante da direção o profissional que desenvolve a prática desta Gestão da Qualidade com foco nos ótimos resultados dentro de uma organização, simplesmente este fato não deve passar sem ser notado, pois uma Gestão é sempre a mais importante ferramenta de negócios corporativos onde se bem implementada e mantida os termos de resultados, sempre terão ótimos indicadores como retorno.

O Gestor da Qualidade nem sempre esta a frente da certificação, devido a dois momentos onde este personagem principal acaba se tornando um simples coadjuvante.

  • A diretoria se posiciona a frente do processo de certificação, porém o Gestor é a ferramenta de atualização e Gestão, valendo este titulo somente em épocas de não auditoria.
  • Empresa relaciona os resultados em seus investimentos em consultorias, onde o consultor passa a assumir o papel de Gestor, muito se identifica isso no mercado, porém é claro que não pode-se classificar um percentual, e sim uma hipótese onde diversos Gestores da Qualidade já viveram, por decisão e estratégia da diretoria com base na capacitação do consultor.

A Gestão da Qualidade deverá ser encarada como Gestão de negócios pois através dela é modelado, implementado e Gestionado importantes ações que são base para sobrevivência desta empresa, encarando os fatos a mesma deverá estar consciente sobre o papel do Gestor que é de fato a ferramenta chave para este sucesso, pois sempre através da capacitação este profissional deverá estar a frente das situações, pensando no uso de planejamento estratégico e conceitos de lean e six sigma para o amadurecimento de projetos e novos comportamentos da empresa com visão no crescimento.

Cada empresa rege internamente o que de fato sua política determina, portanto o mercado nacional e internacional requer muito mais do que uma simples empresa certificada ISO 9001, este mercado quer e necessita de uma organização com foco em desenvolvimento de linguagem técnica e aprimoramento em seus resultados, portanto deve sempre atualizar-se e claro manter não somente investimentos em tecnologia, como em capacitação e conhecimento diário aplicado na prática.

A Gestão de negócios encarada através da Gestão da Qualidade, deverá ser a nova tendência de mercado, pois como já conceito padrão, a Qualidade é hoje uma base de produção e comercialização, pensaremos então além desta já implementada Qualidade, pense na possibilidade de projetos consistentes sem apelo a indicadores e BI, pense nesta Gestão como os olhos de uma empresa, pois enquanto o Gestor da Qualidade estiver se desenvolvendo é sinal de que esta empresa esta se atualizando e criando novos diferenciais de mercado.

Portanto pense na Gestão da Qualidade como um Gestor de negócios, onde o fato é ação e ação é o resultado seguido de melhoria continua.

Colaboração: Zafenate Desidério

Vídeo Relacionado

Ram Charan, outro expoente autor sobre o tema, em um de seus livros questiona sobre como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados.

Realizações bem-sucedidas resultaram da prática voltada para a execução: unir pessoas, estratégia e operações? Liderar esses processos é o verdadeiro trabalho da gerência? não apenas formular uma visão?

Conheça uma solução para este tema
Gestão da Qualidade

Soluções para garantir que os produtos e serviços de seu negócio sejam feitos certos, na primeira vez.

Para saber mais, participe deste programa

A qualidade continua sendo essencial a qualquer organização, afinal o resultado final delas depende diretamente da satisfação do cliente.

Fundamentos da Qualidade Total

Newsletter

Faça parte de nossa rede de relacionamento, e receba novidades em seu email.
Fique tranquilo, nós não enviamos emails indesejados.

Wrapper

Deixe seu comentário

COMO PODEMOS AJUDAR?

Não encontrou o que procurava? Envie um email ou conte como podemos ajudar a sua empresa.

ENTRE EM CONTATO