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Marketing de conteúdo

“Informação é a fonte do aprendizado. Mas enquanto não for organizada, processada, e disponibilizada para a pessoa certa em um formato que ajude a tomar decisão, é um atraso de vida, e não um benefício."

A Home Page do seu web site é a sua Casa na Internet. Na frente da sua casa passa uma estrada de alta velocidade chamada Google por onde trafegam milhões de pessoas por segundo ávidas por encontrar respostas para as suas perguntas.

Existem duas maneiras de fazer a sua casa na internet ocupar um lugar de destaque perante essa grande avenida. 

A primeira maneira é torrar o seu dinheiro nos famosos links patrocinados - aquela tripa de anúncios que aparece ao lado direito da sua tela quando você faz buscas no Google. 

A segunda maneira é torrar os seus neurônios na criação de conteúdo para o seu web site. 

A segunda maneira é mais difícil. Requer cérebro, tempo, habilidade para transformar informação em conhecimento, escrever, entendimento das necessidades do público-alvo e muito mais.

Entretanto, se o conteúdo trouxer respostas que batem com o quê as pessoas buscam na web, o Google mostrará as páginas do seu web site na primeira página do resultado de busca sem a necessidade de você ter que pagar por links patrocinados.

Conteúdo é a grande moeda de troca da internet nos dias de hoje. 

De cada 100 pessoas que buscam alguma coisa no Google, 25% clicam nos links patrocinados, 75% clicam nos links de conteúdo que o Google mostra no miolo da tela. 

Se você quer atrair pessoas para o seu web site, você precisa criar conteúdo. 

Se você quer que as pessoas retornem para o seu web site, você precisa ter um calendário consistente de publicação de conteúdo.

Agora, qual conteúdo publicar?

Aqui vão algumas idéias. 

1. Apresente resultados interessantes sobre alguma pesquisa.Todos os dias a mídia de massa publica resultados de pesquisas feitas por Institutos, Associações, Empresas, Governo, Consultorias entre outros. A taxa do dólar, o índice da Bolsa, o número de crianças na escola, a taxa de desemprego, o número de computadores e carros vendidos no Brasil, o número de usuários de internet,  o crescimento das vendas do comércio, são apenas alguns exemplos de fatos, índices e estatísticas que você poderia transformar em artigos relevantes para o seu público alvo. Cruze esses índices com a sua visão do mercado e transforme em artigos para publicação imediata no seu web site.

2. Mostre o estudo de caso de alguma coisa que você já fez.As pessoas buscam na web informação que as deixem confortáveis para tomar decisões. Uma das informações que as pessoas mais procuram na internet são histórias de pessoas em situação similar a delas para aprender sobre como resolver determinado problema. Quando você transforma os negócios que você fez em histórias de sucesso que as pessoas possam ler, compartilhar e aprender, você está disponibilizando uma poderosa ferramenta de tomada de decisão para milhares de pessoas. As vendas vão acelerar porque você compartilhou informação. Além disso, as pessoas não acreditam mais em discursos do tipo “eu faço, eu aconteço, eu instalo, eu ajudo”, as pessoas querem efetivamente ver o que você já fez.  Publique os resultados dos trabalhos que você já fez para outros clientes no seu web site imediatamente.

3. Faça uma previsão sobre o que vai acontecer no futuro. Os seus clientes potenciais precisam de informação para planejar o futuro no curto, médio e longo prazo. Cruze resultados de pesquisas, opinião de parceiros, clientes e funcionários, e publique a sua visão sobre o futuro de alguma coisa no seu web site.

4. Colecione o que as pessoas estão dizendo sobre um determinado assunto. Reuna a opinião de especialistas, gurus de negócios, usuários, fornecedores, articulistas e jornalistas em um mesmo espaço dentro do seu web site. Crie e alimente esse repositório de conteúdo reunindo diferentes visões sobre determinado assunto ou questão. Deixe o cliente perceber que você está criando uma pequena mas poderosa “wikipedia” sobre os assuntos que eles precisam estar sempre atualizados. 

5. Dê uma missão ou projeto que o seu cliente possa realizar. O cliente procura na web por respostas e soluções, entretanto, ajude o cliente a encontrá-las por si mesmo ao publicar tarefas, simuladores e projetos que ajude o seu cliente a descobrir sozinho quais são as respostas e soluções que ele realmente precisa. Publique simuladores financeiros se você vende serviços financeiros, publique modelos de planejamento de marketing se você vende serviços de marketing, publique calendários completos de comunicação se você vende serviços de propaganda.

6. Faça o cliente perceber que ao fazer negócios com você, ele estará fazendo parte de algo maior.Publique conteúdo que prova que os produtos e serviços que você vende tem impacto significativo na sociedade, na cultura, no país.

7. Apresente o cliente a alguma coisa ou alguém interessante. Publique entrevistas com profissionais excelentes pouco conhecidos na indústria e que poderiam trabalhar como parceiros ou colaboradores para os seus clientes.

8. Faça o link para alguma coisa que o cliente precisa ler ou assistir. Você não precisa saber tudo sobre tudo. Publique videos de palestras ou artigos relevantes de terceiros que exemplificam o seu pensamento. Sempre que possível inclua o seu comentário logo após o vídeo ou textos. 

9. Dê um ponto de vista para o cliente que seja diferente do ponto de vista da galera.Expresse sua opinião o tempo todo sobre tudo que você publica. Procure pensar de maneira diferente da maioria das pessoas. É muito importante que as pessoas percebam que você tem uma opinião própria e particular sobre as coisas. Afinal, o objetivo aqui é mostrar você como um líder que aponta caminhos, e não como um seguidor da multidão. 

10. Resuma um tópico ou uma questão.  Se você fizer uma busca por “cloud computing” no Google, você vai dar de cara com 24 milhões e 900 mil páginas da internet onde aparece o termo “cloud computing”. Apesar da internet estar repleta de conteúdo, as pessoas tem dificuldade de encontrar o que interessa no formato que interessa. Se você conhece as necessidades dos seus clientes, transforme os tópicos e questões do seu interesse em resumos de fácil leitura, digestão e distribuição. Mantenha esse conteúdo em um único lugar no seu web site, e mantenha esse conteúdo atualizado. 

11. Explique o que determinada tecnologia significa. O que é Cloud Computing ou Energia Eólica? Quais são os últimos modelos disponíveis no mercado e como escolher um smartphone? As vezes pensamos que todos já conhecem determinado assunto porque o mesmo é martelado frequentemente na mídia; pelo contrário, a avalanche de informações e a imensa quantidade de opções disponíveis torna ainda mais difícil o trabalho de entendimento de uma determinada tecnologia. A grande verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe do que você está falando. Explique!

12. Estimule o cliente a participar de um debate ou diálogo. Cloud Computing ou Computação Cliente Servidor? IPad ou Kindle? Aumentar as vendas ou reduzir os custos? Marketing Direto ou Marketing Digital? Eu acredito que você é capaz  de listar uma dezena de questões importantes que poderíamos colocar em debate no seu web site. Estimule a participação das pessoas enviando e-mails promovendo os debates online. O melhor lugar no seu web site para reunir todo esse conteúdo é o seu blog. As ferramentas de blog disponíveis hoje permitem que você crie uma espécie de fórum ao redor de todos os posts que você escreve para incentivar a participação dos clientes que visitam o seu web site.  As pessoas precisam de informação para decidir! 

13. Faça a resenha de um produto ou serviço que ajude o cliente a tomar decisões. Publique a sua opinião sobre questões relacionadas indiretamente ao que você vende. Se você vende, por exemplo, serviços de gestão de eventos, faça uma resenha no seu web site sobre um determinado evento inovador que você participou. Se você vende computadores e softwares para grandes empresas, faça uma resenha sobre o novo serviços de cloud computing oferecido pela Microsoft. Se você vende serviços de gestão de folha de pagamento, faça uma resenha sobre um novo livro de gestão de pessoas que acaba de ser lançado nas livrarias. Seja sincero e autêntico nas suas resenhas. As pessoas precisam de opiniões independentes para tomar melhores decisões. 

14. Faça as pessoas refletirem sobre alguma coisa.Todas as indústrias são viciadas em determinadas maneiras de fazer as coisas. Ajude as pessoas a verem as mesmas coisas sob uma nova perspectiva. Ajude as pessoas a abrirem suas cabeças para novas maneiras de fazer as coisas. Por exemplo, publique conteúdo sobre “serviços de delivery” para concessionárias de carro, publique conteúdo sobre “assinatura de serviços” para supermercados, publique conteúdo sobre automação comercial para agrobusiness, publique conteúdo sobre “relações humanas” para indústria de tecnologia, publique conteúdo sobre “vendas” para profissionais de marketing. Faça as pessoas pensarem. Faça as pessoas se colocarem no lugar dos clientes. No final do dia, você estará ajudando-as a crescer.

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