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Artigo
6 hábitos dos verdadeiros pensadores estratégicos
Autor
Everton Carsten da Rosa
Tema
Planejamento Estratégico
pensadores estratégicos

Você é o chefe, mas ainda passa muito tempo em atividades de rotina. Veja como se tornar o líder estratégico que sua empresa precisa.

No início, havia apenas você e seus parceiros. Você fazia todo o tipo de trabalho. Você projetou, você se encontrou com investidores, que esvaziou o lixo e pediu pizza a meia-noite. Agora você tem outras pessoas para fazer tudo isso e é hora de você ser "estratégico".
 
Seja lá o que isto significe.
 
Se você tem se encontrando resistindo a "ser estratégico", porque soa como um caminho rápido para a irrelevância, ou vagamente como uma desculpa para afrouxar, você não está sozinho. A tentação de todo líder é lidar com o curto prazo, o aqui e agora, pois sempre parece mais urgente e concreto. Infelizmente, se você fizer isso, você pode colocar sua empresa em risco. Enquanto você se concentra na direção dos "buracos", você pode perder oportunidades excepcionais, isto para não mencionar sinais de que este caminho pode levar você na direção de um penhasco.
 
Esta é uma tarefa difícil, não se engane. "Precisamos de líderes estratégicos!" é um refrão muito constante em todas as empresas, grandes e pequenas. Uma razão do trabalho ser tão difícil:.. Ninguém realmente entende o que isto implica. É difícil ser um líder estratégico, se você não sabe o que líderes estratégicos devem supostamente fazer.
 
Após duas décadas de consultoria em grandes e pequenas organizações, meus colegas e eu formamos uma idéia clara do que é exigido de você deste papel. Líderes estratégicos situacionais - os tipos que prosperam em ambientes incertos dos dias atuais - É preciso fazer seis coisas bem:
 
Antecipar

A maior parte do foco na maioria das empresas é de curto prazo. Os líderes não têm "visão periférica". Isso pode deixar sua empresa vulnerável a rivais que detectam e agem em sinais ambíguos. Para antecipar bem, você deve: 

  • Olhe para o jogo da mudança nas informações de periferia na sua indústria
  • Pesquise além dos limites atuais do seu negócio
  • Construa amplas redes externas para ajudá-lo a fazer a varredura de um horizonte melhor

Pensar criticamente

"A sabedoria convencional" não lhe chama muito a atenção ou lhe permite uma segunda leitura. Mas se você engolir cada modismo de gestão, crenças apetitosas e opiniões seguras sem uma análise a posteriori, sua empresa pode perder toda a vantagem competitiva. Pensadores críticos questionam tudo. Para dominar esta habilidade, você deve forçar você mesmo a: 

  • Crie novos quadros dos problemas para chegar a causa
  • Desafie crenças atuais e mentalidades, incluindo a sua própria
  • Descubra a hipocrisia, a manipulação e o preconceito nas decisões organizacionais

Interpretar

A ambigüidade é inquietante. Ao enfrentar esta situação, a tentação é chegar rapidamente a uma solução (e potencialmente equivocada). Um bom líder estratégico, mantém posição, sintetiza informações de várias fontes antes de desenvolver um ponto de vista. Para ficar bom nisso, você deve: 

  • Busque padrões em múltiplas fontes de dados
  • Incentive os outros a fazer o mesmo
  • Questione suposições vigentes e teste múltiplas hipóteses, simultaneamente

Decidir

Muitos líderes são vítimas da "paralisia da análise". Você tem que desenvolver processos e torná-los eficazes, de  maneira que possa chegar a uma "posição boa o suficinete". Para fazer isso bem, você tem que: 

  • Cuidadosamente enquadrar a decisão para chegar ao cerne da questão
  • Balancear velocidade, rigor, qualidade e agilidade. Deixe a perfeição para poderes superiores
  • Tome uma posição, mesmo com informações incompletas e em meio a diversos pontos de vista

Alinhar

Consenso total é raro. Um líder estratégico deve promover o diálogo aberto, construir confiança e envolver as principais partes interessadas, especialmente quando os pontos de vista divergem. Para conseguir isto, você precisa: 

  • Entender o que impulsiona as agendas de outras pessoas, incluindo o que permanece oculto
  • Trazer questões difíceis para a superfície, mesmo quando é desconfortável
  • Avaliar a tolerância ao risco e seguir até construir o apoio necessário

Aprender

Assim que sua empresa cresce, o feedback honesto fica mais difícil de ser encontrado. Você tem que fazer o que puder para mantê-lo. Isto é crucial porque o sucesso e o fracasso - especialmente fracasso - são fontes valiosas de aprendizagem organizacional. Aqui está o que você precisa fazer: 

  • Incentivar e exemplificar honestidade e debriefs rigorosos para extrair lições
  • Mudar o curso rapidamente se você perceber que está fora dos trilhos
  • Celebrar o sucesso e (boas intenções) falhas que fornecem insights

Você tem tudo o que precisa?

Obviamente, esta é uma lista imensa de tarefas e, francamente, ninguém nasce faixa preta em tantas habilidade diferentes. Mas elas podem ser ensinadas e todas as lacunas em seu conjunto de habilidades podem ser preenchidas.
 
Traduzido por: Everton Rosa
Artigo original em inglês: http://www.inc.com/paul-schoemaker/6-Habits-of-Strategic-Thinkers.html

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