Profundas mudanças estão acontecendo, e a única e essencial questão é se a sua empresa vai liderar este processo ou ser vítima dele.
Mudanças ou melhorias incrementais não interrompem uma indústria, mas a mudança radical pode fazer com que:
- Sites de filmes on-line de aluguel, como NetFlix foram erodindo fluxos de receita Blockbuster, assim que mais e mais pessoas começaram a optar por aluguel de filmes on-line;
- eBooks assolaram o negócio editorial. Será que as redes brasileiras, em seu modelo atual, irão acabar falindo devido à eBooks?
- O consumo colaborativo está comecando a perturbar os modelos de negócios tradicionais
- A Instagram foi comprada pelo Facebook, por aproximadamente US $ 1 bilhão, 4 meses antes de a Kodak entrar com seu pedido de recuperação.
Será que a indústria naval de navegação será a próxima vítima?
Os famosos smartphones e tablets estão criando inúmeras oportunidades para identificar novos processos e modelos de negócios. Mais e mais clientes estão substituindo seus caras Unidades de Navegação ($ 400 - $ 600) por um aplicativo que no iPad custa $ 20 e funciona melhor.
Então é chegada a hora de nos fazermos uma pergunta:
Que tipo de problema estamos tentando resolver para nossos clientes, e como essas forças inovadoras podem criar oportunidades nas quais possamos resolver problemas de maneira muito mais eficiente?
Empresas que continuarem no modelo "eu sempre fiz assim", propondo apenas melhorias incrementais, e demonstrando um modelo de comportamento "seguidor", vão ficar para trás, neste mundo está mudando rapidamente e hiper-competitivo.
Traduzido e adaptado por: Everton Rosa
Artigo original: Torben Rick (inglês)