Pular para o conteúdo principal
Artigo
Brasil, abençoado por Deus e bonito por natureza
Tema
Pessoas e Produtividade
Brasil abençoado por Deus

O Brasil é um país de contrastes. Temos uma miscigenação de raças, riquezas naturais, 8 mil quilômetros de praias, um potencial turístico sem precedentes, um povo alegre e admirado em todo o mundo. Porém nem tudo são flores. Temos também muitas mazelas. Uma parte grande da população é muito pobre, nossos índices de vítimas de trânsito estão entre os maiores do mundo, existe muito desemprego, a carga tributária é uma das mais altas do mundo, e assim por diante.

Tudo isto está prá lá de referenciado e as vezes alguns fazem questão de esquecer.

Mas apesar de tudo e devido mais a sorte do que ao juízo estamos a salvo de terremotos e de tsunamis.

A alguns meses assistimos espantados o que aconteceu no Chile e no início do ano a tragédia no Haiti.

Não existe economia no mundo por mais estruturada e saudável que esteja que possa suportar situações desta magnitude sem sofrer sérios danos.

Aproveitando estes dois exemplos podemos fazer algumas comparações. O Haiti é um país muito pobre e onde a prevenção de catástrofes desta magnitude praticamente não existe. Já o Chile possui uma outra estrutura com um sistema de controle e prevenção bem maior. Acredita-se que milhares de vidas foram salvas no Chile porque minutos antes as pessoas foram avisadas para esvaziarem os prédios. Lá existe um rigoroso e obedecido código de construção civil. A rede de sismólogos é a maior do mundo. O sistema de saúde está pronto para atender a este tipo de emergência. As crianças são ensinadas a como agir em caso de terremotos.

No Chile as pessoas estavam preparadas, devido a competência do povo e do governo. No Haiti as pessoas foram pegas de surpresa devido a incompetência e ao descaso. O resultado é que no Haiti a quantidade de vítimas foi muito maior do que no Chile. Eliminando-se as diferenças pelo fato do terremoto ter sido mais forte no Haiti, ainda sim, resta analisarmos pelo ponto de vista do preparo e da competência.

Transportando esta situação para a nossa realidade ficamos pensando o que seria de nós e de nossas empresas caso uma situação desta magnitude nos atingisse. Quantas empresas sobreviveriam? O que seria de nossos empregos no dia seguinte?
Se não conseguimos ter saúde e segurança satisfatórias com a terra firme, imagine tudo isto balançando? Temos históricos recentes de prédios caindo sem a terra tremer, imaginem então se tremesse?

Não precisamos deixar acontecer para termos uma atitude positiva e preventiva. Como empresas e como cidadãos devemos agir para buscarmos o que melhor pudermos obter.

Se existe legislação, vamos cumpri-la e exigir que cumpram. Se a carga tributária é alta, vamos cobrar retorno. Se pagamos o preço pelo produto, vamos exigir qualidade. Se recebemos nosso salário, vamos justificá-lo trabalhando da melhor forma possível. Se desejamos sempre o melhor, vamos fazer e exigir o melhor.

Olhando no curto prazo estas atitudes parecem não fazer muito diferença, mas quando tudo isto passa a fazer parte da cultura sendo passado de pai para filho, temos um país bem melhor.

Esperamos que nosso país continue livre de grandes catástrofes naturais porém precisamos trabalhar, e isto depende só de nós, para nos livrarmos de nossas grandes e conhecidas catástrofes nacionais.

Colaboração: Antonio Andrade

Vídeo Relacionado

Se você tivesse que andar 1,5 km para conseguir um pote de água todos os dias, como milhões de pessoas o fazem, dificilmente você usaria essa água preciosa para tomar um banho.

O jovem empreendedor Ludwick Marishane conta a impressionante e engraçada estória de como ele inventou uma solução barata, limpa e conveniente: DryBath, a primeira loção substituta de banhos do mundo.

Conheça uma solução para este tema
Pessoas e Produtividade

Soluções para promover a inovação e produtividade, através do engajamento, autoconsciência e desenvolvimento.

Para saber mais, participe deste programa

As pessoas realizam muitas tarefas em um dia e dividir o tempo, entre trabalho, lazer, atividade física, estudo, família e casa, e ainda arrumar tempo para realizar refeições, se deslocar e descansar, não é tarefa fácil. 

Administração do Tempo e Prioridades

Newsletter

Faça parte de nossa rede de relacionamento, e receba novidades em seu email.
Fique tranquilo, nós não enviamos emails indesejados.

Wrapper

Deixe seu comentário

COMO PODEMOS AJUDAR?

Não encontrou o que procurava? Envie um email ou conte como podemos ajudar a sua empresa.

ENTRE EM CONTATO