Conforme definido na NBR ISO 19011, para que as auditorias de gestão da qualidade e/ou ambiental sejam realizadas efetiva e uniformemente, requer-se a qualificação do auditor de acordo com os alguns requisitos estabelecidos na norma, principalmente na seção 7 que fornece orientação sobre a competência necessária a um auditor e descreve um processo para avaliar auditores. No quadro abaixo, estão especificados alguns dos valores agregados para todos os requisitos.
Requisitos |
Auditor |
Líder de equipe da auditoria |
Educação |
Educação em nível médio |
O mesmo solicitado para auditor |
Experiência profissional total |
5 anos |
O mesmo solicitado para auditor |
Experiência profissional nos campos de Gestão da Qualidade ou Ambiental |
No mínimo 2 anos do total de 5 anos |
O mesmo solicitado para auditor |
Treinamento em auditoria |
40 horas de treinamento em auditoria |
O mesmo solicitado para auditor |
Experiência em auditoria |
Quatro auditorias completas em um total de no mínimo 20 dias de experiência em auditoria como um auditor em treinamento sob a direção e orientação de um auditor competente como um líder de equipe da auditoria. Convém que as auditorias sejam completadas dentro dos três últimos anos sucessivos. |
Três auditorias completas em um total de no mínimo 15 dias de experiência em auditoria atuando na função de um líder de equipe da auditoria sob a direção e orientação de um auditor competente como um líder de equipe da auditoria.Convém que as auditorias sejam completadas dentro dos dois últimos anos sucessivos. |
Além disso, o auditor deve ter:
Atributos pessoais: os candidatos a auditor devem ter mente aberta, capacidade de julgamento, capacidade analítica, habilidade de perceber situações de modo realista, além de sensibilidade para entender o papel do indivíduo dentro da organização como um todo.
Manutenção de competência: os auditores devem participar em treinos e reciclagem de modo a se manter atualizado e ter sua competência revista, a cada três anos, por equipes de avaliação.
Um perfil ideal para auditor de sistemas da qualidade e/ou ambiental inclui:
- Conhecer profundamente as normas da série ISO 9000 e ISO 14000;
- Dominar, inteiramente, as técnicas de investigação, entrevista, avaliação e elaboração de relatórios pertinentes a auditorias;
- Ter empatia e grande poder de comunicação, tanto para obter todas as informações necessárias à auditoria, como para transmitir à Administração do auditado, os pontos fortes e fracos do seu Sistema da Qualidade e Ambiental, que deverão ser, respectivamente, otimizados e corrigidos;
- Ter níveis de educação e equilíbrio emocional que impeçam a ocorrência, sob qualquer pretexto, de discussões e/ou alterações com os auditados e com a equipe auditora.
- Ter sempre em mente que a auditoria não pode e não deve ser calcada em impressões e opiniões pessoais do auditor e do auditado, devendo estar sempre fundamentada em evidências objetivas que demonstrem, ou não, o atendimento aos requisitos especificados na norma de referência, relatadas de forma clara e precisa.
- Realizar a auditoria sempre da forma mais abrangente e adequada, não restringindo sua verificação a determinados setores, itens da norma ou requisitos especificados que possam induzir a erro no resultado da auditoria;
- Ter acuidade para captar aquilo que se ouve e que se vê, e buscar as evidências objetivas que as consubstanciem;
- Ter o necessário bom senso para, apesar dos critérios de padronização definidos na norma de referência, ter que, eventualmente, interpretar e avaliar a natureza das não-conformidades existentes, que influenciarão o resultado da auditoria;
- Estudar e estar sempre atualizado sobre as normas, requisitos e técnicas de auditorias de Sistemas da Qualidade e Ambiental.
Já as habilidades do auditor para ISO 9001 e ISO 14001:
- Capacidade de identificar negócios essenciais e de suporte;
- Capacidade de usar mapeamento de processo e diagramas de fluxo;
- Ao invés de auditar para atendimento, olhar para a efetividade e eficiência do processo;
- Entender o papel da medição em dar suporte a uma abordagem factual para tomada de decisão e assegurar a melhoria contínua;
- Fazer julgamento sobre como se podem atingir as metas e o cumprimento dos objetivos da qualidade e ambiental;
- Conhecimento em leis, regulamentos e outros requisitos pertinentes;
Deve-se observar que os processos devem ser identificados, estabelecidos e documentados, mas não necessariamente definidos na forma de procedimentos.
Já o conhecimento e as habilidades genéricas de líderes de equipe da auditoria incluem:
- Planejar a auditoria e fazer uso eficaz de recursos durante a auditoria;
- Representar a equipe da auditoria em comunicações com o cliente da auditoria e o auditado;
- Organizar e dirigir os membros da equipe da auditoria;
- Fornecer a direção e a orientação para auditores em treinamento;
- Conduzir a equipe de auditoria para atingir as conclusões do processo de trabalho;
- Prevenir e solucionar conflitos;
- Preparar e completar o relatório de auditoria.
Colaboração: Hayrton