Pular para o conteúdo principal

PERGUNTAS FREQUENTES

Confira as perguntas frequentes de nossos clientes e visitantes sobre nossos serviços e projetos de consultoria, educação executiva e tecnologia para gestão de negócios.

No que consiste o Planejamento Estratégico?

O planejamento de estratégico consiste em analisar criticamente os cenários futuros e traçar as estratégias, planos e rumos da organização visando concentrar esforços no objetivo de tornar real a visão da organização, tendo em vista a definição e a obtenção de objetivos organizacionais (metas de curto e longo prazo).

Compõem processos decisórios de articulação e sistematização de idéias, recursos e pessoas (pontos fortes e pontos fracos), de modo abrangente e sensível às contingências ambientais (ambiente interno e ambiente externo) traduzindo compromissos de longo prazo com as partes interessadas - clientes, força de trabalho, acionistas e proprietários, fornecedores e a sociedade.

Qual o papel de consultoria empresarial?

O principal papel de uma consultoria é orientar as empresas e torná-las mais competitivas.

Para facilitar o entendimento prévio, vamos fazer uma analogia, meramente didática, entre o consultor empresarial e um médico. O consultor é um médico das empresas. Aqui, então, cabe um primeiro ponto.

Nós nos dirigimos a um médico em que circunstâncias?

As piores possíveis, as vezes os casos são irrecuperáveis e fatais. Casos de desconhecimento de infecções, transmissões de doenças e, principalmente, auto-medicação são fatores muito preocupantes. Nas empresas ocorre o mesmo.

A auto-medicação nas empresas é desenfreada, conduzindo as mesmas por caminhos desconhecidos e provocando crises alérgicas, tumores benignos e malignos, taquicardia e até mesmo pode levá-las a um coma profundo.

Tenho interesse em realizar um projeto de consultoria. Como devo proceder?

As empresas interessadas em realizar um projeto de consultoria empresarial podem entrar em contato com a ECR Consultoria a partir do formulário de contato na página Fale Conosco, e solicitar uma visita de um de nossos consultores, para que possamos avaliar o seu caso.

Qual o primeiro passo de uma consultoria empresarial?

O primeira passo de uma consultoria, após acertar as questões contratuais com a organização-cliente é realizar o diagnóstico empresarial, macro (do modelo de gestão) ou micro (de um processo ou área da gestão). Esta deve ser a primeira incisão com o bisturi do consultor na pele da empresa.

Seu objetivo é, em primeiro lugar, tangenciar os problemas mais aparentes da organização e fornecer possíveis soluções para os mesmos.

Em segundo lugar, ele será uma peça de discussão junto à empresa para a confecção do escopo do trabalho, prevendo-se desde já, as prioridades a serem atacadas.

Quando devo contratar uma consultoria para minha empresa?

Qualquer pessoa que queira ter uma vida saudável, visita regularmente um médico e antecipa possíveis problemas futuros. Em linguagem médica isto tem o nome de profilaxia.

Em outras palavras, é justamente quando as coisas parecem boas é que é o momento ideal. Todavia, tanto as pessoas como as empresas buscam seus respectivos médicos nos momentos mais difíceis.

COMO PODEMOS AJUDAR?

Não encontrou o que procurava? Envie-nos um email ou conte-nos como podemos ajudar a sua empresa.

ENTRE EM CONTATO