Pular para o conteúdo principal

Diariamente você toma decisões para: determinar as necessidades de recursos financeiros, se antecipar a possíveis problemas de fluxo de caixa, administrar o capital de giro, controlar as operações de contas a receber e a pagar, obter financiamento de forma adequada ao investimento planejado, analisar e adequar o ciclo operacional e financeiro, controlar custos fixos e variáveis, os estoques, etc.

Capitalização e Descapitalização

Qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, é cercado por desafios. Alguns deles podem representar riscos, outros indicam oportunidades, mas independente disso os desafios têm algo em comum: para superá-los, os gestores precisam tomar decisões.

No sistema de aplicação financeira envolvendo juros compostos, as capitalizações e descapitalizações são efetuadas mensalmente de acordo com uma taxa de juros pré ou pós-fixada. Periodicamente os juros são somados constituindo um novo capital, isto é, o capital é aumentado mensalmente, gerando montantes mensais cada vez maiores que o anterior. 

Este modelo de planilha em excel que lhe ajudará calcular a capitalização ou descapitalização de uma taxa. Transforme o juros mensal em juros anual e vice-versa.

Tenha essa planilha sempre a mão para lhe ajudar na transformação de taxas dia, mês, ano, etc.

As vantagens da antecipação de recebíveis

Planejamento é uma palavra chave nas empresas que tem boa gestão, e quando se fala de planejamento financeiro no seu contexto está adiantamento de recebíveis.

Um empresa ao fazer um projeto de expansão ou ao surgir uma grande demanda de um cliente que não estava programada, geralmente precisa de recursos, logo é preciso realizar um ajuste nas finanças ou ir ao mercado contratar um empréstimo.

O empréstimo é uma das opções, mas e se a empresa puder antecipar um dinheiro que já é seu, os recebíveis por exemplo, não seria uma opção melhor?

Você sabe como analisar a viabilidade econômica de seus novos negócios?

Viabilidade econômica é o estudo de um empreendimento ou atividade econômica, a qual busca identificar se realmente os custos e esforços despendidos na implantação e funcionamento são compensados, ou seja, terão retorno através das receitas e vantagens econômicas, em um determinado prazo estipulado pelos investidores.

O estudo de viabilidade econômica deve deve ser realizado sempre um novo projeto/empreendimento esteja em estado de avaliação, e pode ser a expansão do negócio ou a implantação de um novo negócio.

Necessidade de capital de giro

Para ser bem-sucedido no mercado, um negócio precisa ter bom capital de giro, o que mantém suas operações de maneira saudável e duradoura.

Se o empreendedor apenas calcular o capital de giro, isso não será o bastante, pois é importante conhecer as necessidades que sua empresa apresenta.

Este indicador é um considerável auxiliar para conquistar uma gestão financeira de sucesso. Acredite: isso vai ser essencial para o seu negócio.

Contas a Pagar: Dicas para controlar

A vida de empreendedor não é nada fácil, ainda mais se estiver no início de um empreendimento, neste momento é mais comum que tenha de se ocupar com outras atividades que fazem parte da gestão empresarial. Entre elas está a estratégica: controle das contas a pagar.

Assumir este controle é fundamental para que se gerencie melhor o capital da empresa, em consequência os negócios serão melhores administrados, pois a gestão financeira é questão de sobrevivência do negócio, afinal a empresa tem que cumprir com seus compromissos, é uma questão obrigatória.

Inscrever-se em Gestão Financeira