Pular para o conteúdo principal

Diariamente você toma decisões para: determinar as necessidades de recursos financeiros, se antecipar a possíveis problemas de fluxo de caixa, administrar o capital de giro, controlar as operações de contas a receber e a pagar, obter financiamento de forma adequada ao investimento planejado, analisar e adequar o ciclo operacional e financeiro, controlar custos fixos e variáveis, os estoques, etc.

Implementar o Fluxo de Caixa

Por que você deveria se importar

O que quebra uma empresa não é a falta de lucro; é a falta de caixa. A gestão das disponibilidades da empresa é tão importante que há um departamento exclusivamente para administra-la – a tesouraria; e um relatório apenas para gerencia-la – o fluxo de caixa.

Com o avanço tecnológico e com as oscilações da economia, as empresas em todos os segmentos passam por um momento de dificuldades e incertezas, e a estabilidade financeira depende de um alto grau, de uma boa gestão financeira.

O fluxo de caixa nada mais é que o instrumento que permite acompanhamento contínuo das movimentações financeiras de seu negócio para uma boa gestão financeira.

65%

(%) das empresas com dificuldades financeiras ou que encerram suas operações alegam que o principal motivo foi a insuficiência de caixa para honrar os compromissos.

Fluxo de Caixa

Como nossa metodologia de implementação do fluxo de caixa pode te ajudar

Nossa metodologia de implementação do fluxo de caixa visa que você possa ter tranquilidade e controle da saúde financeira de sue negócio, para que possa dar continuidade a suas estratégias de expansão de forma eficiente, sustentável e duradoura.

Em cada etapa do projeto a ideia principal é ajudar a cuidar do dinheiro de seu negócio através da implementação de um correto sistema de acompanhamento, interpretação de projeção do fluxo de caixa que servirá de base para o planejamento financeiro da tesouraria.

Ao analisar as previsões e confrontar os relatório de previsto x realizado você terá uma visão nítida e precisa do que está afetando o desempenho presente e futuro de seu negócio e poderá assumir compromissos com clientes e fornecedores com muito mais tranquilidade.

Como funciona

Nossa metodologia de implementação do fluxo de caixa está dividida em 4 etapas:

Fluxo de Caixa

(re)Desenhar a área financeira

Por que você deveria se importar

Um dos maiores desafios da área financeira é visualizar os aspectos que impedem a área de ser mais estratégica e conquistar mais eficiência.

Como a dinâmica acelerada do mercado atual exige empresas cada vez mais ágeis e antenadas às necessidades dos seus clientes, um problema com meios de pagamento, liquidação de título ou até mesmo uma cobrança indevida pode significar a perda de um cliente importante.

Com a disponibilidade novos meios tecnológicos muitos processos da área financeiro podem ser redesenhados, automatizados reduzindo gargalos, custos de processamento e evitando erros manuais, que prejudicam o tempo e qualidade da informação.

Se você identifica gargalos do gênero ou percebe oportunidades de melhoria, está na hora de aperfeiçoar de (re)desenhar a gestão financeira de seu negócio.

25%

(%) apenas das empresa nacionais, relatam ter (re)desenhado sua área financeira nos últimos 5 anos e fazem uso adequado de novas tecnologias para automação de processos.

(re)desenho de processos financeiros

Como nossa metodologia de (re)desenho da área financeira pode te ajudar

A compreensão do conjunto das atividades e processos financeiros de seu negócio, nos permite lhe ajudar a mapear, definir e implementar políticas financeiras e informatizar o controle dos processos de gestão da rotina para orientar seu processo de tomada de decisão.

Nossa metodologia de (re)desenho da área financeira está direcionada para a implantação e reestruturação de processos financeiros na organização, adotando não apenas novas tecnologias, mas redesenhando os processos atuais, comparado às melhores práticas de mercado, de forma a propor novos processos e acompanhar sua utilização pelas pessoas envolvidas até que façam parte do dia a dia da equipe.

Dentre as principais vantagens de nossa atuação, vale destacar: a redução de custos transacionais, o aumento da produtividade da equipe e a melhoria do relacionamento com os clientes internos.

Como funciona

Através de técnicas e ferramentas de gestão de processos de negócio, realizamos uma revisão de todos os processos e procedimentos da área financeira de seu negócio.

Com a adoção de ferramentas interativas e fáceis de usar, conseguimos colocar as novas ideias em prática num curto espaço de tempo.

Esta solução é ideal para introduzir melhorias e automações nos processos de: 

(re)desenho de processos financeiros

Recuperar a empresa

Por que você deveria se importar

Os sintomas de dificuldades financeiras aparecem muito antes de uma crise se instalar. Não é incomum que empresas passem por crises e que por isso precisem experimentar um processo de recuperação. Normalmente, essa crise se estabelece progressivamente e quanto mais atentos aos sinais você estiver, melhores são as chances de recuperação.

Se sua empresa está em uma situação de crise ou sérias dificuldades financeiras é preciso adotar ações emergenciais e atenção total. É preciso uma intervenção árdua e precisa.

O correto aconselhamento e implementação de planos, com rapidez e segurança, são o remédio necessário para a reestruturação e retomada do bom desempenho, visando a retomada do crescimento saudável e a proteção contra a falência.

55%

(%) das empresa que optam por projeto de recuperação extrajudicial conseguem retornar aos negócio e tem custos muitos menores do que o burocrático processo de recuperação judicial.

Recuperação de Empresas

Como nossa metodologia de recuperação de empresas pode te ajudar

O processo de recuperação de empresas, com o apoio de uma consultoria é mais fácil e menos tortuoso do que outros métodos mais lentos e mais burocráticos.

Através de nosso apoio você poderá manter internamente a solução do problema, facilitando o processo, o diálogo com as partes envolvidos e controlando os danos a imagem da empresa.

Nossa metodologia de recuperação de empresa atende a todos os preceitos legais, acompanhando você em cada etapa do processo, desde o desenvolvimento do plano de viabilidade econômica até sua aplicação, o que inclui a elaboração de alternativas estratégicas e operacionais e o aconselhamento das equipes internas.

Nossa atuação é indicada caso você:

Como funciona

Nossa metodologia para recuperação de empresas utiliza as melhores técnicas de turnaround e gestão da mudança.

Via de regra, elaboramos o estudo da situação atual da empresa e apresentamos o projeto de viabilidade econômica que estuda os problemas ocorridos na gestão e sugere providências a serem tomadas a fim de tornar a empresa novamente competitiva e rentável, nas seguintes etapas:

Recuperação de Empresas
Etapas da Consultoria

Nossa metodologia de atuação em gestão financeira elimina os problemas com o desenvolvimento, implementação e readequação de ferramentas de apoio a decisão, pensando no tamanho e capacidade de gerir informações de seu negócio.

Entenda como, cada solução, resolve de forma conjunta e pró-ativa as dificuldades que você pode ter em gestão financeira:

Dental Arte

Descrição

A rede de clínicas Dental Arte é referência em tratamentos odontológicos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A credibilidade da marca é reforçada por 18 anos de mercado e mais de 700 mil pacientes atendidos.

Nossa equipe é formada por especialistas em diversas áreas da Odontologia, qualificados para oferecer o melhor tratamento aos nossos pacientes. Somos movidos pela crença de que um sorriso bonito e saudável é transformador. Portanto, cuidamos diariamente de centenas de pessoas, para que isso impacte de forma positiva na saúde e na autoestima de cada um.

Logo
Dental Arte
Área de Atuação

Pergunta 7

Pergunta

Qual o papel de consultoria empresarial?

Resposta

O principal papel de uma consultoria é orientar as empresas e torná-las mais competitivas.

Para facilitar o entendimento prévio, vamos fazer uma analogia, meramente didática, entre o consultor empresarial e um médico. O consultor é um médico das empresas. Aqui, então, cabe um primeiro ponto.

Nós nos dirigimos a um médico em que circunstâncias?

As piores possíveis, as vezes os casos são irrecuperáveis e fatais. Casos de desconhecimento de infecções, transmissões de doenças e, principalmente, auto-medicação são fatores muito preocupantes. Nas empresas ocorre o mesmo.

A auto-medicação nas empresas é desenfreada, conduzindo as mesmas por caminhos desconhecidos e provocando crises alérgicas, tumores benignos e malignos, taquicardia e até mesmo pode levá-las a um coma profundo.

Pergunta 2

Pergunta

Gostaria, se possível de saber dos senhores do ponto de vista estratégico para uma empresa qual a melhor opção da Controladoria, de se implantar: o GECON ou pelo BSC?

Resposta

Caro Visitante

Pela pergunta parece que seu objetivo é o de definir um sistema de medição e análise resultados (desempenho), baseado em indicadores financeiros de gestão, correto?

Definir a melhor metodologia de implementação e acompanhar a organização neste processo é um de nossos produtos de consultoria em gestão empresarial. O que posso lhe dizer é que os 2 modelos tem condições de gerar excelentes informações para o apoio à tomada de decisão.

O BSC na nossa interpretação, parece mais adequado, pela integração clara das perspectivas. Somos sinceros em te dizer que não acreditamos em caixas mágicas (pacote de produto), independentemente da corrente teórica, a melhor opção será aquela que gerar os resultados esperados para todas as interessadas de uma organização.

Inscrever-se em Gestão Financeira