Pular para o conteúdo principal

Planejar e controlar as informações estratégicas, operacionais, financeiras e econômicas garante a possibilidade da tomada de decisão rápida, confiável e baseada em fatos e dados. 

As funções do Controller

Um controller é o profissional responsável pelo planejamento, organização e desenvolvimento de estratégias econômicas e financeiras, elaboradas a partir da análise das informações econômicas, financeiras e contábeis de um empreendimento.

O papel do controller também é verificar os indicadores de performance da empresa para com o intuito de reduzir perdas e participar da definição de estratégias que visam aumentar o lucro da companhia, de maneira sólida e sustentável.

Discute-se, hoje, sobre a importância do controller assumir a posição de gestor do sistema de informações das organizações.

Dados os objetivos da controladoria enquanto elemento de fomento e aprimoramento da instituição em que está inserido, a existência de informações adequadas é de vital importância para a sua atuação e para o atingimento de seus objetivos. Neste artigo, encontrado nos anais da UFPE, infelizmente sem autor definido, conseguimos ter uma ótima visão do papel do controller, da controladoria e da gestão do conhecimento.

Seria esta uma aliança possível?

Centro de Custo x Centro de Resultado

Estamos numa época em que lemos muita coisa relacionada a uma nova gestão dos negócios, focada na geração de valor e otimização dos recursos disponíveis, ou seja, cada vez mais as empresas procuram modernizar a sua forma de gerir na busca de diferenciação e resultados mais vantajosos para os seus proprietários.

Mas, quando o assunto é análise de custos e resultados, a grandíssima maioria das empresas ainda continuam com as velhas práticas de levantamento de valores através dos centros de custos.

Planilha de Formação de Preços

Toda empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com precisão, seus preços de venda, sob pena de perder mercados (por praticar preços acima da concorrência) ou sofrer prejuízos pela venda de seus produtos, mercadorias e serviços abaixo do custo.

Esta planilha é a de estrutura de resultados e formação de preços. Nela você irá encontrar os custos fixos (que são aqueles que não variam com o número de unidades vendidas) e os custos variáveis (que variam de acordo com o número de unidades vendidas).

Baixa esta planilha e tenha excelente dicas de como formar o preço de seus produtos e serviços.

A importância do orçamento para o planejamento

As empresas bem organizadas sabem da importância e das vantagens de um bom planejamento de suas atividades em busca de seus objetivos. As constantes mudanças que estão ocorrendo no ambiente de negócios, muitas delas produzidas pela globalização dos mercados, estão exigindo das empresas cada vez mais o aprimoramento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, tendo em vista a necessidade de tomada de decisões rápidas e de melhor qualidade que lhe assegurem o atendimento de seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade.

O que é UEP (Unidade de Esforço de Produção)

O método UEP é uma proposta de gestão estratégica de custos de produção onde, além da precisão técnica das informações obtidas, obtém-se, de maneira clara, subsídios à melhorias dos processos de fabricação, informações apontando onde devem ser realizadas ações de redução de custos, como gerir de maneira eficiente a produtividade da fábrica, analisar as reais capacidades fabris e comparar os diversos processos de fabricação de produtos das mais diferentes naturezas e inclusive de plantas fabris distintas, promovendo um benchmarking interno dos processos de fabricação.

Inscrever-se em Controladoria Estratégica