Pasar al contenido principal

Nos últimos anos, desenvolveu-se nas empresas de médio e grande porte, principalmente, novos conceitos para a gestão econômica a fim de orientá-las na busca do lucro e à eficácia empresarial. Aos poucos, as empresas foram estruturando-se para atender a demanda que estava se criando, pois com o desenvolvimento destes conceitos, a controladoria estava recriando nas empresas novos fluxos das informações, novas formas de apresentação de dados contábeis e, fundamentalmente, uma nova maneira de como estas empresas buscariam a otimização dos seus resultados.

Além de revisar os processos internos com a intenção de qualificar a geração destas informações, as empresas viram-se obrigadas também a rever a distribuição da sua estrutura funcional, a fim de montar uma estrutura capaz de compilar estes dados na forma desejada pelos gestores das empresas. E neste processo, a contabilidade não pode ser vista simplesmente como uma área responsável por inserir dados num sistema de gestão integrado, mas sim como potenciais gestores destes, pois afinal, tudo passa, de alguma forma ou outra, pela contabilidade.

Os responsáveis pela administração das empresas querem profissionais capazes de estudar a melhor forma de geração de valor, que demonstre de maneira clara e objetiva o andamento dos indicadores relevantes no alcance da missão da organização e que deixe a empresa em sintonia com as constantes atualizações jurídico-tributárias existentes no ambiente em que ela se situa. E como tais atribuições estão inerentes ao dia-a-dia do contador, o mesmo é plenamente capaz de auxiliar na gestão destas informações, trazendo à contabilidade uma valorização que é dada, geralmente, quando das publicações das demonstrações contábeis.

Portanto, cabe a nós contadores a busca incansável do conhecimento e da atualização de conceitos e novas tecnologias, a procura da sinergia com as ciências concernentes ao negócio da empresa, pois somente desta forma seremos vistos como ferramentas importantes e capazes de agregar valor na gestão do negócio da empresa.