Pasar al contenido principal

Atravessar uma fase de mudanças tecnológicas ou de transformação do negócio envolve a superação de grandes desafios. Reter talentos é um deles. Ante a escassez de trabalhadores qualificados, reter talentos passa a ser um fator crítico.

Pesquisas e tendências apontam que nos próximos anos a economia brasileira deve manter um acelerado ritmo de crescimento. Em consequência, o número de pessoas empregadas e a massa salarial também devem crescer. Em conseqüência, haverá lacunas em diversas áreas, pois as instituições de ensino não conseguem desenvolver profissionais na quantidade e com a qualidade requerida pelos avanços tecnológicos.

Diante dessa realidade, contar com o talento da mão de obra qualificada tornou-se estratégia de competitividade. Identificar, desenvolver e manter talentos torna-se prioridade para as organizações que buscam a sustentabilidade.

Identificar, desenvolver e reter talentos

Identificar talentos é o primeiro desafio dos lideres. O ato de atrair talentos não pode ser uma tarefa mecânica, simplista. Deve ser encarado como um negócio estratégico. Dele vai depender o resultado e o sucesso futuro da empresa.

O segundo desafio está em desenvolver talentos. Requer criar condições para aprendizagem de novas competências. Com a atividade econômica em acelerada expansão, surgem possibilidades de crescimento em quase todos os segmentos econômicos. O desenvolvimento tecnológico, a infraestrutura e a sede de consumo, geram grandes oportunidades para novos talentos.

O terceiro e, talvez mais complexo desafio é retê-los na organização. Requer mecanismos internos eficientes que proporcionem visão de oportunidades concretas de ascensão profissional. Profissionais de talento não se acomodam. Sempre buscam novos desafios. Exige processos de gestão que permitam estabelecer metas desafiadoras, porém, claras, objetivas e factíveis.

Tantos desafios exigem das organizações avaliação periódica de seus processos, caminhos e resultados alcançados. Como afirma Marcos Cunha, Diretor de RH da Siemens: “Na Siemens, a cada final de ano revemos os caminhos, avaliamos os avanços e determinamos o tipo de desenvolvimento necessário para atingir os resultados pactuados”. Segundo Cunha, “o diálogo e o feedback honesto permeiam as relações, e os aumentos salariais são lastreados pela performance”.

Para reter talentos é fundamental implantar modelo de gestão que os façam estar sempre próximos da empresa. Isso porque não está mais nos planos dos colaboradores permanecerem longos períodos numa só empresa. Especialmente, quando outras oferecem maior atratividade. Outro ponto essencial é identificar quais são as oportunidades e perspectivas oferecidas a esses profissionais, além de conhecer os seus projetos. Destacamos alguns anseios importantes dos profissionais talentosos:
· Vislumbrar concretas possibilidades de crescimento profissional, atrelado a competência pessoal.
· Ter orientação para o desenvolvimento da carreira profissional;
· Envolvimento em constantes desafios profissionais;
· Ser bem remunerado por seus resultados e contribuição direta à empresa;
· Oportunidade para se tornar um profissional globalizado;
Enquanto muitas empresas focam apenas o curto prazo, as organizações de ponta se esforçam para manter os talentos-chave distantes do assédio dos concorrentes.

Como fazer isso? Canalizando as energias, o comprometimento e o talento para o crescimento, competitividade e sustentabilidade da empresa.

Então, meu amigo, se você é um gestor de pessoas, cuide bem dos seus talentos! Se não fizer isso, prepare-se para a revoada. Talento tem visão de futuro. Profissional de talento deseja voar alto!