Pasar al contenido principal

No dia a dia o Fluxo de Caixa da empresa é muito importante para a saúde financeira da mesma, em tempos de crise esta importância cresce ainda mais. Pressupondo que sua empresa não tem dinheiro disponível na data X para o pagamento de despesas, ou seja, de alguma forma a empresa terá de correr atrás de capital de giro.

Se neste momento, você não possuir uma previsão dos recebimentos e das despesas futuras você poderá contratar um Capital de Giro muito superior ou mesmo muito inferior ao que era necessário.

O grande problema de contratar um Capital de Giro na medida errada é saber se a curto ou médio prazo você conseguirá pagar o custo desta contratação sem necessitar de novos Empréstimos. De maneira geral, os empréstimos no Brasil tem juros muito altos, o que aumenta muito o custo da operação. Se corriqueiramente sua empresa contrair novos empréstimos, porque não calculou direito sua necessidade de capital, o custo destas operações ficarão muito altos podendo afetar diretamente em:

- Falta de Capital para investir em novos Produtos e Serviços;
- Falta de Capital para investir na manutenção de Produtos e Serviços;
- Falta de Capital para a operação do dia a dia da empresa;
- Falta de Capital para Pagamento de Impostos, que a médio prazo poderá se tornar um grande problema;
- Falta de competitividade dos produtos por estarem com preços acima do mercado devido ao custo financeiro do capital de giro adquirido;
- Falta de liquidez crescente devido a necessidade de tomar capital de giro de terceiros frequente.

Portanto, como já exemplifiquei acima é essencial que sua empresa tenha um controle de fluxo de caixa com muita assertividade, e que esteja interligado direto com o contas a pagar e o contas a receber, são os dois vetores que alimentam o fluxo de caixa. O controle de fluxo caixa, pode ser feito em qualquer tipo de ferramenta excel, sistemas, etc, o mais importante é que a empresa sempre tenha as informações necessárias disponíveis para consulta de forma muito rápida.

Lembrando que, um fluxo de caixa confiável sempre tem que estar atualizado, informando entradas e saídas de recursos previstos e entradas e saídas de recursos, inclusive você pode usar como ferramenta de toma de decisões futuras a criação do fluxo de caixa projeto para o próximo período de gestão.

Toda as decisões tomadas pelos administradores/gestores de uma empresa refletem diretamente no caixa, consequentemente no fluxo de caixa, o que significa que para maximizar e otimizar a operação da empresa é necessário adotar políticas de gestão de recursos que maximizem a capacidade de geração de caixa. Uma empresa pode operar sem lucros por muitos anos, desde que tenha um fluxo de caixa adequado.

O contrário não é verdade. Um aperto na liquidez costuma ser mais prejudicial que um aperto nos lucros.