Pasar al contenido principal

Durante os treinamentos sobre as ferramentas e os conceitos do Lean que faço, geralmente quando pergunto a todos qual seria a maior dificuldade de aplicar estes conhecimentos em suas devidas empresas, invariavelmente a resposta é sempre a mesma: “...ah a cultura, o pessoal não tem esta cultura de participar e se for para mudar, pior ainda.”

É verdade realizar o “aculturamento” não é uma coisa fácil e sempre em qualquer plano de mudança as pessoas, a princípio, possuem uma certa dificuldade em participar e de se engajar no novo processo e isto tudo devido, acredito eu, aos paradigmas já existentes e a acomodação natural do ser humano.

Semana passada, durante mais um treinamento de KAIZEN que ministrei, alguns alunos me trouxeram a dificuldade de iniciar a aplicação desta ferramenta em suas empresas, devido à cultura da sua empresa não ser da participação dos colaboradores em sua maioria, mesmo, conforme eles me relataram, já terem em suas empresas a implantação dos conceitos do Lean bem avançada.

Bem pessoal na verdade é totalmente o oposto. Primeiro devemos acreditar que todos querem e gostam de participar com suas opiniões, e segundo, o KAIZEN é uma ferramenta poderosa para criar este envolvimento dos colaboradores com a estratégia da empresa, porque com o KAIZEN os colaboradores passam a fazer parte desta estratégia e a construir junto o caminho para alcançar os objetivos.

Todos conhecem ou já ouviram falar das 7 Grandes Perdas de Taiichi Ohno, certo? O Sistema Toyota de Produção enumera mais uma, ou seja, 8 Grandes Perdas. A oitava perda é o “desperdício da criatividade dos funcionários”, que significa a perda de tempo, idéias, habilidades, melhorias e oportunidades de aprendizagem por não envolver ou ouvir seus funcionários.

E durante um evento KAIZEN o que ocorre é exatamente o contrário disto. Durante o evento todos participam e opinam sem distinção de cargo, todas as idéias tem o mesmo peso. Quando o colaborador enxerga que pode sugerir melhorias e fazer parte da construção da solução para os problemas do dia-a-dia de sua empresa ele se compromete e se responsabiliza pela sustentação desta melhoria.

Sugiro escolher a pior área da sua empresa em 5S e realizar um KAIZEN neste setor e coloque como líder deste KAIZEN o menos comprometido. Você verá a evolução deste profissional. Mas deixe que eles desenvolvam a melhor forma de fazer e o que fazer, claro sempre dentro da política e normas de segurança da empresa. Você com certeza obterá mais uma parcela dos colaboradores envolvida com a estratégia da empresa.

No evento KAIZEN também é uma ótima oportunidade para disseminar e reforçar a implantação do Lean em sua empresa. No inicio de cada evento faça sempre uma introdução básica dos conceitos, mostre a todos de onde e como surgiu o Lean e o porquê sua empresa escolheu adotar, bem como o papel e o que se espera de cada colaborador nesta nova fase da empresa.