Pasar al contenido principal

O Gerenciamento ou gestão de Processos de Negócio, conhecido em inglês por Business Process Management ou BPM, é um conceito atual onde a cada dia as empresas de todos os portes e segmentos vêem incorporando seus princípios.

No entanto o BPM foi concebido, idealizado há muito tempo e somente hoje com a evolução organizacional das empresas referente a necessidade de “conhecer o que se faz, e fazer bem feito”,  e a crescente onda de otimizar custos, prazos e garantir a qualidade dos produtos e/ou serviços entregáveis o BPM está em voga.

A gestão de processo diferencia-se do formato departamental devido o processo ter início, meio e fim bem definidos e geralmente um processo permeia vários setores da empresa, e isto necessita da interação entre estes setores de forma que a informação transite sem interferências.

O BPM trata da melhoria contínua dos processos, se utiliza de técnicas de normatização, modelagens e documentos apoiados por ferramentas computacionais visando deixar o processo ágil e seguro.

Em suma o gerenciamento de processos está ligado diretamente a gestão da qualidade e as empresas para manterem-se competitivas no seu segmento devem estar sempre revendo os seus processos por todos os ângulos.