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De acordo com Michael Porter, em seu livro “Estratégia Competitiva”, o objetivo de uma estratégia é encontrar uma posição dentro do mercado, de forma que a organização possa se defender contra as forças competitivas dos concorrentes ou influenciá-las a seu favor.

Mas como aplicar este teoria na prática e construir um processo maduro de gestão do planejamento estratégico do negócio?

Por meio de processos gerenciais, a formulação das estratégias contribui diretamente nas escolhas vitais, como a dos recursos a aplicar, das posições a ocupar e dos relacionamentos a manter. Já a implementação das estratégias é o desafio permanente no caminho do sucesso de uma organização, uma vez que assegura o desdobramento, a realização e a constante atualização dessas escolhas e, também, considera o estabelecimento de indicadores, metas e planos de ação que permitem a execução, o monitoramento e a revisão das estratégias da organização. Podemos dizer que existem 5 níveis de processos gerenciais de planejamento estratégico nas organizações, a saber:

  1. Rudimentar;
  2. Básico;
  3. Intermediário;
  4. Avançado;
  5. Excelência;

Vamos detalhar os dois últimos, os quais entendemos ter estrutura adequada para apoiar tanto na melhoria do desempenho organizacional quanto na construção da aprendizagem organizacional.

No Nível Avançado, o planejamento estratégico, seu desdobramento e seu controle são estruturados e sistematizados. Os indicadores usados permitem uma visão sistêmica e sua maioria apresenta evolução favorável. Nesse caso, podem haver alguns problemas ligados à revisão e à atualização das estratégias e dos planos estabelecidos.

No Nível de Excelência, o planejamento estratégico, seu desdobramento e seu controle são estruturados e sistematizados. Os indicadores usados permitem uma visão sistêmica e sua maioria apresenta evolução favorável. Há resultados acima dos níveis de referenciais comparativos utilizados. A revisão e atualização das estratégias e planos estabelecidos é sistematizada. O aprendizado é levado em consideração nas etapas de planejamento, execução e controle das atividades.

Recentes pesquisas indicam que a maioria das empresas brasileiras apresentam evidências capazes de classificar seus processos de planejamento entre os níveis 1 e 3.

Qual nível do processo gerencial de planejamento estratégico de sua organização?

Selecionamos oito dicas para que os interessados possam aplicar para a elaboração de um planejamento estratégico avançado. Confira:

1. Faça uma análise dos ambientes externo e interno: toda organização faz parte de uma rede complexa de forças ambientais, as quais apresentam comportamento dinâmico e criam diversas oportunidades, facilidades, ameaças ou restrições que afetam a empresa.

2. Defina e dissemine a visão da empresa: a definição da visão deixa claro o que os dirigentes esperam da empresa em um futuro, determinando seu legado. Norteia, ainda, as ações do planejamento estratégico, tomando como base as conclusões das análises ambientais.

3. Estabeleça estratégias para alcançar a visão: ao definir a visão, a empresa deve estabelecer estratégias para direcionar esforços a fim de alcançar seus objetivos principais.

4. Crie indicadores e metas: a criação de indicadores permite avaliar e mensurar, por meio de resultados quantitativos, se a empresa tem alcançado suas estratégias. O estabelecimento de metas de curto e longo prazos ajuda a definir níveis de resultados esperados, possibilitando a análise de desempenho do negócio.

5. Desenvolva planos de ação: essa etapa é essencial para desdobrar as estratégias a fim de atingir as principais metas. De modo geral, os planos de ação são estabelecidos para realizar aquilo que a empresa precisa fazer para que sua estratégia seja bem-sucedida.

6. Divulgue as estratégias, as metas e os planos: a comunicação interna das estratégias, das metas e dos seus indicadores e planos de ação é vital para o engajamento das pessoas na causa comum. Quando for pertinente, outras partes interessadas devem ser comunicadas para alinhar interesses e prevenir problemas de relacionamento comercial e institucional.

7. Monitore as ações: ao dar início à prática das ações planejadas, é preciso acompanhar, por meio de reuniões periódicas, todas as etapas para garantir que seja seguido o planejamento previsto, a fim de atingir o sucesso almejado.

8. Faça revisões das estratégias: novos cenários e mudanças nos ambientes externos e internos surgem constantemente no mercado. A promoção de revisões periódicas das estratégias ajuda a organização a se antecipar a possíveis riscos do planejamento, que pode se inviabilizar por conta de alterações inesperadas ou imprevistas no ambiente ao redor da organização.