Pasar al contenido principal

O método UEP é uma proposta de gestão estratégica de custos de produção onde, além da precisão técnica das informações obtidas, obtém-se, de maneira clara, subsídios à melhorias dos processos de fabricação, informações apontando onde devem ser realizadas ações de redução de custos, como gerir de maneira eficiente a produtividade da fábrica, analisar as reais capacidades fabris e comparar os diversos processos de fabricação de produtos das mais diferentes naturezas e inclusive de plantas fabris distintas, promovendo um benchmarking interno dos processos de fabricação.

Histórico
Um discípulo de Perrin, Franz Allora, modificou o método GP, criando o que ele denominou método das UPs, método das LTP's ou método das UEPS, e veio para o Brasil no início dos anos 60. Praticamente não houve aplicação desta metodologia até 1978, quando foi criada uma empresa de consultaria em Blumenau, SC, cuja atividade baseava-se na implantação deste sistema de custos, chegando a aplicá-lo em cerca de 30 empresas das regiões de Blumenau e Joinville, SC. 

Em 1986, uma equipe de pesquisadores da UFSC incumbiu-se de estudar, divulgar e aprimorar o método, de onde se deu a efetiva divulgação do mesmo em congressos e através de dissertações de mestrado. Após isto, Muitos trabalhos surgiram, principalmente na UFRGS, e, hoje em dia, cerca de 80 empresas do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul utilizam este método.

Noções Iniciais
O método da UEP baseia-se na unificação da produção para simplificar o processo de controle de gestão. A mensuração do desempenho da empresa é feita através de custos e medidas físicas de eficiência, eficácia e produtividade. Em uma empresa que fabrica um só produto, o cálculo de custos e o controle de desempenho são bastante simplificados, pela própria simplicidade do processo produtivo. A determinação dos custos dos produtos, por exemplo, pode ser feita simplesmente dividindo-se os custos do período pela produção correspondente. Assim:

Custo unitário = Custos totais do período / Produção do Período

Em empresas multiprodutoras, esta situação já não é tão banal, pois a produção do período não pode ser determinada, pelo fato de que os produtos não podem ser simplesmente somados. O que existe é um composto de produtos (product mix), o qual não pode ser comparado com a combinação obtida em outros períodos.

A solução que a maioria dos sistemas encontra para contornar este problema é a utilização de procedimentos mais complexos que consigam analisar os custos nesta situação. A forma encontrada pelo método da UEP é a simplificação do modelo de cálculo da produção do período, através da determinação de uma unidade de medida comum a todos os produtos (e processos) da empresa, a UEP.

Colaboração: Ronald Kamp