Pasar al contenido principal

O objetivo de todo empresário é obter um resultado positivo na gestão de seu negócio. Esta afirmativa é irrefutável. Garantir o retorno financeiro, porém, é uma das árduas tarefas para a maioria que resolve empreender, construindo seu próprio negócio.

Tenho acompanhado muitas empresas, auxiliando a analisar o presente e projetar o futuro. Em 80% dos casos, os empresários ou gestores não fazem o planejamento adequado, focados apenas no gerenciamento da rotina, escravos do operacional. Geralmente atribuem à falta de tempo os motivos de não conseguirem identificar quais fatores levaram a empresa à situação em que se encontra neste exato momento.

Apesar de vivermos na Era da tecnologia e da informação, controlar os gastos do próprio negócio ainda é tabu para muitas pessoas e empresas.

E esta falha, meus amigos, é fatal para garantir ou prever o sucesso de seus negócios. É nesse momento que as etapas do negócio, da produção à gestão financeira devem ser pensadas, já que não adianta produzir e vender se não existir um planejamento financeiro pré-estabelecido. Se você começar a investir da maneira maneira errada, dificilmente conseguirá recuperar os lucros depois. Afinal, o passado não volta.

A primeira medida para sanar este problema é: não enxergue a gestão financeira como algo complicado ou muito complexo, na realidade, gerir financeiramente uma empresa é simples. Fique atento aos resultados das atitudes tomadas na empresa, ou seja, controle seus gastos para que o dinheiro não entre por uma porta e saia por outra, escancarada.

Tomada a primeira medida, faz-se necessário também utilizar algumas ferramentas para que seja possível controlar as entradas e saídas de caixa, demonstrar os resultados obtidos e projetar o futuro, pelo menos por uns 6 meses. Por exemplo, a utilização de planilhas coerentes ou um software próprio, especializado na gestão financeira de empresas, integrado com a contabilidade que facilitará a elaboração do fluxo de caixa e demonstrativos de resultados, possibilitando a organização de todos os fatos mensais e a projeções dos prováveis acontecimentos futuros.

Lhes garanto que é possível que uma empresa obtenha uma economia significativa ou até mesmo desenvolva vantagens competitivas em relação aos concorrentes, caso efetue seu planejamento financeiro corretamente.

Pense em elaborar, pelo menos: seu fluxo de caixa, seu demonstrativo de resultados e seu orçamento mensal baseado em fatos reais, ou seja, com base nos relatórios financeiros, e que mostrem como foi investida ou desperdiçada a receita da empresa, buscando diariamente corrigir estas rumos, alterando assim a trajetória de sua empresa.

Por fim, outra dica: Gerir não significa fazer pessoalmente, ou seja, operacionalmente, os processos, mas ter ao seus lado pessoas ou instrumentos que possibilitem planejar, entender e interpretar o resultado das operações de sua organização.

Muitas vezes, para que se concretize esse projeto, é interessante contar com profissionais especializados, que podem lhe ajudar no pontapé inicial e, durante a partida, cuidar de sua retaguarda, planejando o modelo adequado, interpretando as informações disponibilizadas e propondo ações de melhoria para otimizar os seus movimento$.