Pasar al contenido principal

Existe uma tendência no mundo todo das empresas buscarem uma certificação na norma ISO9001. O que antes era praticamente desconhecido do mercado, hoje já é uma credencial. A norma ISO9001 se tornou mais conhecida e conseqüentemente mais exigida.

Já se sabe de empresas de grande porte, que exigem de seus fornecedores a certificação nesta norma como uma condição obrigatório para a continuidade das transações comerciais, servindo como uma justificativa de exclusão se a mesma não possuir tal certificação. Se a empresa está certificada poderá fornecer, caso contrário não.

Mas porque isto está acontecendo e o que esta norma tem de tão importante?

Não é objetivo deste artigo expor todos os requisitos e exigências da norma e nem passar uma explicação completa de como o processo de certificação funciona, mas sim o de apresentar de forma resumida as justificativas destas mudanças.

A pouco mais de duas ou três décadas, ocorreu uma revolução silenciosa na gestão das empresas em relação a qualidade. As normas de qualidade começaram a ser discutidas, implementadas e melhoradas de tal forma que o mercado, ao perceber seus benefícios, não pode mais ignorá-las.

A implementação e a certificação das normas teve início no segmento industrial e depois migrou para os demais segmentos. É comum encontrarmos empresas certificadas nos segmentos comercial e de serviços tais como redes de lojas, empresas de serviços técnicos, bancos, hospitais e escolas, entre outras.

A norma ISO9001 é um documento internacional, publicado em mais de 100 países, que estabelece um padrão de referência para a gestão da qualidade nas empresas. Consta na norma requisitos que orientam as empresas de como elas devem proceder para buscarem um nível de qualidade superior, objetivando uma maior satisfação de seus clientes e uma maior eficácia em seus processos de gestão.

Uma vez adequada a empresa à estes requisitos, organismos certificadores acreditados no Brasil pelo INMETRO, efetuam uma análise completa da empresa (auditoria de certificação) visando verificar se a mesma está atendendo completamente às exigências da norma.

Caso o resultado desta avaliação seja positivo a empresa então é recomendada para a certificação (recebe o certificado ISO9001), caso o resultado seja negativo a empresa então deverá efetuar as devidas modificações até que esteja completamente enquadrada. Este certificado, geralmente com validade de 3 anos, é mantido através de auditorias periódicas, normalmente anuais.

A grande credibilidade que é dada a esta certificação se deve ao fato da mesma ser emitida por instituições não governamentais, sem fins lucrativos, sendo que muitas delas são internacionais e reconhecidos por sua credibilidade e experiência na área da qualidade. Muitas destas instituições foram fundadas a mais de 1 século.

Este processo garante que a empresa merecedora da certificação deve proceder de forma a conquistá-la, não sendo possível comprá-la. Não é uma credencial comercializada mas sim obtida através de um trabalho sério e constante na busca da melhoria da qualidade e da satisfação dos clientes.

Acredito que, graças a confiabilidade deste método, a certificação em ISO9001 passou a ser tão requisitada e recebeu o devido reconhecimento do mercado.

Façamos votos para que cada vez mais empresas em nosso país busquem a certificação como forma de melhoria de seus processos e do atendimento aos clientes.

Com certeza todos nós ganharemos com isto.

Colaboração: Antonio Andrade