Pasar al contenido principal

Há pouco tempo fui questionado por  um diretor referente a estrutura de TI de sua empresa,  e isto me deixou muito intrigado, claro não posso dizer quem é e nem o nome da empresa, mas posso dizer que é uma empresa de médio porte, em franco crescimento e que hoje tem sua estrutura baseada na administração familiar.

Em suma, fui questionado se ele deveria demitir a equipe de TI que por sinal muito enxuta e terceirizava o setor, ou se deveria contratar novos profissionais devido ao descontentamento referente ao prazo e qualidade dos entregáveis.

Que pergunta complicada de responder quando esbarramos em questões culturais onde temos um administrador travestido de “coronel”.

Não preciso explicar como a empresa funciona, todos os setores olham apenas para o seu próprio mundo e por meio de artifícios estabelecem meios de comunicação entre setores, e dispostos disto dizem ter comunicação que flui entre as áreas e que seus processos são muito difíceis.  Acredito que muitos gestores de TI já passaram ou estão passando por esta situação.

Para responder a indagação tive que usar de muito cuidado para dizer que não há milagre, mas podemos seguir alguns métodos e metodologias para desenvolver atividades visando suprir as carências que são sentidas pela administração da empresa por parte de sua área de tecnologia da informação.

Um grande passo seria mapear e racionalizar os processos da empresa e isto passa por uma revisão e em alguns casos reestruturação administrativa, e isto está diretamente relacionado em como é visto a área de tecnologia da informação junto a alta administração.

Para que a TI seja atuante ela tem que estar com foco na missão e visão institucional, alinhada com os propósitos da empresa para o período que está sendo planejado ou em curso, e não ser meramente uma área vista como um peso necessário, mas como um meio a auxiliar todas as áreas no cumprimento de suas funções. A TI muitas vezes não gera receita direta, mas pode alavancar os negócios com muita precisão se for bem administrada.

Muito bonitas estas palavras, agora colocar em prática é necessário algumas coisas, dentre elas cita-se: profissionais conectados as tendências mundiais, que tenham entendimento no negócio do cliente, que saibam lidar com as pessoas utilizando de muita paciência e tolerância e claro adequando seu conhecimento técnico para informatizar e operacionalizar os processos.

No entanto, é fundamental o comprometimento de todos da empresa, dos cargos mais humildes aos da alta direção para colocar em prática o que foi planejado propiciando o desenvolvimento de melhorias da empresa de forma sustentável.