Pular para o conteúdo principal
Artigo
O papel da TI nos negócios da empresa
Tema
Processos e Competitividade
O papel da TI

Há pouco tempo fui questionado por  um diretor referente a estrutura de TI de sua empresa,  e isto me deixou muito intrigado, claro não posso dizer quem é e nem o nome da empresa, mas posso dizer que é uma empresa de médio porte, em franco crescimento e que hoje tem sua estrutura baseada na administração familiar.

Em suma, fui questionado se ele deveria demitir a equipe de TI que por sinal muito enxuta e terceirizava o setor, ou se deveria contratar novos profissionais devido ao descontentamento referente ao prazo e qualidade dos entregáveis.

Que pergunta complicada de responder quando esbarramos em questões culturais onde temos um administrador travestido de “coronel”.

Não preciso explicar como a empresa funciona, todos os setores olham apenas para o seu próprio mundo e por meio de artifícios estabelecem meios de comunicação entre setores, e dispostos disto dizem ter comunicação que flui entre as áreas e que seus processos são muito difíceis.  Acredito que muitos gestores de TI já passaram ou estão passando por esta situação.

Para responder a indagação tive que usar de muito cuidado para dizer que não há milagre, mas podemos seguir alguns métodos e metodologias para desenvolver atividades visando suprir as carências que são sentidas pela administração da empresa por parte de sua área de tecnologia da informação.

Um grande passo seria mapear e racionalizar os processos da empresa e isto passa por uma revisão e em alguns casos reestruturação administrativa, e isto está diretamente relacionado em como é visto a área de tecnologia da informação junto a alta administração.

Para que a TI seja atuante ela tem que estar com foco na missão e visão institucional, alinhada com os propósitos da empresa para o período que está sendo planejado ou em curso, e não ser meramente uma área vista como um peso necessário, mas como um meio a auxiliar todas as áreas no cumprimento de suas funções. A TI muitas vezes não gera receita direta, mas pode alavancar os negócios com muita precisão se for bem administrada.

Muito bonitas estas palavras, agora colocar em prática é necessário algumas coisas, dentre elas cita-se: profissionais conectados as tendências mundiais, que tenham entendimento no negócio do cliente, que saibam lidar com as pessoas utilizando de muita paciência e tolerância e claro adequando seu conhecimento técnico para informatizar e operacionalizar os processos.

No entanto, é fundamental o comprometimento de todos da empresa, dos cargos mais humildes aos da alta direção para colocar em prática o que foi planejado propiciando o desenvolvimento de melhorias da empresa de forma sustentável.

Vídeo Relacionado

É hora de repensar radicalmente a forma como mobilizar pessoas e recursos para organizar fins produtivos. Neste vídeo há uma grande dica de: como começar. 

Hamel pinta um retrato vívido do que significa construir organizações, fundamentalmente, preparadas para o futuro e verdadeiramente aptas para seres humanos.

 

Conheça uma solução para este tema
Processos e Competitividade

Soluções centradas na atividade humana para catalisar habilidades, criar e modernizar padrões de excelência nas atividades de sua equipe.

Para saber mais, participe deste programa

Hoje em dia, muito se fala das grandes mudanças trazidas pelos mais variados avanços tecnológicos no cotidiano da sociedade. E, quando consideramos o ambiente empresarial, não poderia ser diferente.

Simulação de Cenários de Processos de Negócios

Newsletter

Faça parte de nossa rede de relacionamento, e receba novidades em seu email.
Fique tranquilo, nós não enviamos emails indesejados.

Wrapper

Deixe seu comentário

COMO PODEMOS AJUDAR?

Não encontrou o que procurava? Envie um email ou conte como podemos ajudar a sua empresa.

ENTRE EM CONTATO