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Artigo
Análise de Clientes – Como melhorar a performance de vendas
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Autor
Everton Carsten da Rosa
Tema
Gestão de Vendas
Análise de Clientes


No primeiro artigo desta série sobre gestão de vendas no varejo, abordamos o tema Análise de Mercado – Como Dimensionar o mercado de alimentos e bebidas, direcionar o marketing e expandir as vendas, se você perdeu, clique aqui.

A análise de clientes é uma técnica utilizada por empresas para entender melhor quem são seus clientes e como eles interagem com a marca. As empresas que utilizam essa técnica são capazes de atender melhor às necessidades dos clientes, aumentar a fidelidade do cliente e, por consequência, aumentar as vendas e os lucros.

Agora a questão é como a análise de clientes por melhorar a performance de vendas?

A performance de vendas é uma métrica que mede a eficácia das estratégias e ações da equipe de vendas de uma empresa em alcançar seus objetivos de venda.

Existem diversas maneiras de realizar a análise de clientes e monitorar a performance de vendas. Algumas das principais análises são:

  • Segmentação de mercado: essa técnica consiste em dividir o mercado em diferentes segmentos com base em características comuns, como geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental, entre outras.
  • Análise de perfil de cliente: essa técnica envolve a coleta de informações sobre os clientes, como seus hábitos de compra, interesses, preferências, entre outros. Essas informações podem ser coletadas por meio de pesquisas, análise de dados e interações com os clientes.
  • Análise de comportamento de compra: essa técnica envolve a análise dos dados de compras dos clientes, incluindo o valor gasto, a frequência de compra, o tipo de produto ou serviço adquirido, entre outros. Essa análise permite que as empresas entendam melhor os padrões de comportamento dos clientes e desenvolvam estratégias de marketing mais eficazes.
  • Análise de satisfação do cliente: essa técnica envolve a coleta de feedback dos clientes sobre a experiência com a empresa, incluindo a qualidade do produto ou serviço, o atendimento ao cliente, entre outros. A análise da satisfação do cliente permite que as empresas identifiquem áreas de melhoria e desenvolvam estratégias para aumentar a fidelidade do cliente.
  • Análise de churn: essa técnica envolve a análise dos dados de clientes que deixaram de fazer negócios com a empresa. Essa análise permite que as empresas identifiquem as razões pelas quais os clientes estão deixando de fazer negócios e desenvolvam estratégias para reduzir o churn.

Neste artigo vamos explorar alternativas de segmentação de mercado, e, através de um case simulado de uma empresa de alimentos com atuação regional, entender como nossa solução de Inteligência de Marketing e Vendas | IMV 360º irá apoiar seu negócio a aumentar a performance de vendas.

Painel de Segmentação Geográfica

Estudo de Segmentação Geográfica

A análise de Segmentação Geográfica permite monitorar a performance das vendas de seu negócio em 5 níveis: Região, Mesor Região, Micro Região, Município e Bairro, facilitando o planejamento ou replanejamento da tática de vendas adotada em cada área.

Painel de Segmentação Demográfica

Estudo de Segmentação Demográfica

A análise de segmentação demográfica permite monitorar a performance de seu negócio por gênero (tipo de canal). Utilizando o mesmo nível de filtros da segmentação geográfica você poderá descobrir em quais canais se encontram as oportunidades para definir ou redefinir as estratégias de marketing, ampliar a cobertura de mercado, o volume de vendas e a receita.

No próximo artigo vamos falar sobre como utilizar a análise de perfil de cliente para melhorar a performance de vendas.

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