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Artigo
Análise de Clientes – Como o perfil do cliente ajuda a incrementar as vendas
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Autor
Everton Carsten da Rosa
Tema
Gestão de Vendas
Análise de Perfil de Clientes

No artigo anterior definimos o conceito de análise de clientes e apresentamos 5 maneiras para realizar esta análise para melhorar a performance de vendas de seu negócio no varejo.

Cabe lembrar as 5 maneiras:

  • Segmentação de mercado
  • Análise de perfil de cliente
  • Análise de comportamento de compra
  • Análise de satisfação do cliente
  • Análise de churn

Aprofundamos a primeira maneira de analisar clientes: Segmentação de Mercado. Se você perdeu este artigo, clique aqui.

Hoje vamos apresentar como nossa solução de Inteligência de Marketing e Vendas | IMV360 ajuda você a realizar a Análise de perfil de cliente.

Essa análise é importante para empresas de todos os tamanhos e setores, pois ajuda a identificar oportunidades de negócios, desenvolver estratégias de marketing e vendas mais eficazes e personalizadas e melhorar a experiência do cliente.

Envolve a coleta de informações sobre os clientes, como seus hábitos de compra, interesses, preferências, entre outros. Essas informações podem ser coletadas por meio de pesquisas de mercado, análise de dados de clientes existentes, dados de redes sociais, entre outras fontes. Com base nas informações coletadas, é possível desenvolver um perfil mais completo do cliente e utilizar esses insights para adaptar a oferta de produtos e serviços, criar campanhas de marketing mais relevantes, orientar a atuação da equipe de vendas e melhorar a experiência do cliente de maneira geral.

Um vez realizada a coleta de informações, existem diversas técnica para definir o perfil de cliente, uma das mais referenciadas atualmente é Perfil de Cliente Ideal (ICP, na sigla em inglês).

O ICP é um conjunto de características que descreve o tipo de cliente que é mais propenso a se tornar um cliente de sucesso para uma determinada empresa. O objetivo do ICP é identificar os clientes que têm maior potencial para gerar receita, fidelidade e advocacy para a empresa.

Para criar um perfil de cliente ideal, as empresas geralmente consideram as seguintes informações:

  • Segmento de mercado: qual é o mercado em que a empresa atua e quais são os segmentos de clientes que ele abrange.
  • Tamanho da empresa: qual é o tamanho da empresa ideal que a empresa busca atender, levando em consideração sua capacidade de atender às necessidades desse cliente.
  • Setor de atuação: em que setores a empresa se especializa e quais são os setores que seu ICP está inserido.
  • Necessidades e desafios: quais são as necessidades e desafios que o cliente enfrenta e como a empresa pode ajudá-lo a resolvê-los.
  • Comportamento de compra: como o cliente costuma comprar, qual é seu processo de decisão e quais são os critérios que utiliza para escolher um fornecedor.
  • Localização geográfica: em que localização geográfica se encontram os clientes ideais, o que pode influenciar na capacidade de atendimento da empresa.

Com base nessas informações, a empresa pode criar um perfil de cliente ideal e utilizar essas informações para orientar suas estratégias de marketing e vendas. Ao focar em clientes que se encaixam no ICP, a empresa pode aumentar a eficiência de suas ações de marketing, gerar mais oportunidades de negócios e, consequentemente, aumentar sua receita.

Em nossa solução de Inteligência de Marketing e Vendas | IMV360 (imagem exemplo abaixo) você terá acesso a análise de clientes e poderá rapidamente traçar a melhor tática para sua equipe incrementar as vendas.

 

Perfil:                        AS Supermercado 10 a 19 checkouts
Tempo de carteira:   36 meses

Perfil de Cliente

No próximo artigo vamos falar sobre como utilizar a análise do comportamento de compra e da satisfação do cliente para melhorar a performance de vendas.

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