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Artigo
Análise de Mercado – Como Dimensionar o mercado de alimentos e bebidas, direcionar o marketing e expandir as vendas
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Autor
Everton Carsten da Rosa
Tema
Gestão de Vendas
Análise de Mercado

Análise de mercado é o processo de coleta e interpretação de informações sobre um determinado mercado para entender seu comportamento, tendências, oportunidades e ameaças. É uma técnica importante para as empresas e organizações que desejam tomar decisões estratégicas informadas sobre o seu negócio.

A análise de mercado pode envolver uma variedade de fatores, incluindo:

  • a demanda do mercado,
  • a concorrência,
  • as tendências econômicas e
  • as preferências do consumidor.

Ela pode ser usada para avaliar o:

  • tamanho do mercado,
  • o potencial de crescimento,
  • as oportunidades de segmentação
  • e o posicionamento da marca.

Nossa solução de Inteligência de Marketing e Vendas | IMV360º garante para seu negócio as informações necessárias para definir o tamanho de mercado, o potencial de crescimento e as oportunidades de segmentação.

Para analisar o tamanho de mercado, em nossa solução você poderá seguir algumas etapas:

  1. Definir seu mercado-alvo: Isso pode incluir o público-alvo, a região geográfica, o setor da indústria ou o nicho de mercado específico em que sua empresa atua.
  1. Adotar dados de fontes confiáveis: Através de nossas fontes de dados você terá uma informação clara sobre a quantidade de pontos de vendas ativos em cada município do país.
  1. Calcular a cobertura ou o TAM (Total Addressable Market): A cobertura de mercado representa a quantidade de clientes atendidos na região geográfica em relação ao total de pontos de vendas ativos. E o TAM representa o tamanho total do mercado disponível para um produto ou serviço em um determinado período de tempo. Para calcular o TAM, você precisa multiplicar o número total de compradores potenciais pelo ticket médio dos produtos.

Para analisar o potencial de crescimento, em nossa solução de Inteligência de Marketing e Vendas você poderá calcular com base em dois fatores, potencial de consumo da região geográfica e oportunidade de aumento de cobertura, podendo seguir as seguintes etapas:

  1. Definir o potencial de consumo: O potencial de consumo é a capacidade de compra da população de uma determinada região ou país. Em nossa solução ele é calculado com base em fatores como a renda per capita e consumo per capita.
  1. Analisar a oportunidade de aumento de cobertura de mercado: A cobertura de mercado se refere à extensão da presença da empresa no mercado e ao alcance de sua oferta de produtos. Ao analisar a oportunidade de aumento de cobertura de mercado sua empresa saberá exatamente o potencial do crescimento de receitas e lucros em determinada área geográfica.

E por fim, não menos importante as oportunidades de segmentação. Segmentação de mercado é o processo de dividir o mercado em grupos distintos de consumidores com necessidades, preferências e comportamentos semelhantes. Em nossa solução você poderá encontrar a segmentação de pontos de vendas de todas as regiões do país, tais como: hipermercados, supermercados, mini mercados, mercearias, padarias, atacados, entre outros.

Vejamos um case simulado:

Análise de Mercado Serra

(imagem retirada da solução IMV360)

Área Geográfica:             Região Sudeste
Estado:                            Espírito Santo
Mercado Alvo:               Serra (município)

Clientes ativos:                600
Potenciais Clientes:       5000
Cobertura:                        12%
TAM:                              R$ 2,5 milhões/mês

Potencial de Consumo: 300,0 mil/kg/mês

Oportunidade de
Aumento de
Cobertura:                     4400 clientes ou R$ 2,2 milhões/mês


Como você pode perceber ao aplicar nossa solução de Inteligência de Marketing e Vendas | IMV360º em seu negócio você irá construir uma cultura data driven, liderar e orientar sua equipe na melhor direção e propiciar para a organização decisões certeiras e eficazes para melhorar os lucros e aumentar a receita.

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