Análise de mercado é o processo de coleta e interpretação de informações sobre um determinado mercado para entender seu comportamento, tendências, oportunidades e ameaças. É uma técnica importante para as empresas e organizações que desejam tomar decisões estratégicas informadas sobre o seu negócio.
A análise de mercado pode envolver uma variedade de fatores, incluindo:
- a demanda do mercado,
- a concorrência,
- as tendências econômicas e
- as preferências do consumidor.
Ela pode ser usada para avaliar o:
- tamanho do mercado,
- o potencial de crescimento,
- as oportunidades de segmentação
- e o posicionamento da marca.
Nossa solução de Inteligência de Marketing e Vendas | IMV360º garante para seu negócio as informações necessárias para definir o tamanho de mercado, o potencial de crescimento e as oportunidades de segmentação.
Para analisar o tamanho de mercado, em nossa solução você poderá seguir algumas etapas:
- Definir seu mercado-alvo: Isso pode incluir o público-alvo, a região geográfica, o setor da indústria ou o nicho de mercado específico em que sua empresa atua.
- Adotar dados de fontes confiáveis: Através de nossas fontes de dados você terá uma informação clara sobre a quantidade de pontos de vendas ativos em cada município do país.
- Calcular a cobertura ou o TAM (Total Addressable Market): A cobertura de mercado representa a quantidade de clientes atendidos na região geográfica em relação ao total de pontos de vendas ativos. E o TAM representa o tamanho total do mercado disponível para um produto ou serviço em um determinado período de tempo. Para calcular o TAM, você precisa multiplicar o número total de compradores potenciais pelo ticket médio dos produtos.
Para analisar o potencial de crescimento, em nossa solução de Inteligência de Marketing e Vendas você poderá calcular com base em dois fatores, potencial de consumo da região geográfica e oportunidade de aumento de cobertura, podendo seguir as seguintes etapas:
- Definir o potencial de consumo: O potencial de consumo é a capacidade de compra da população de uma determinada região ou país. Em nossa solução ele é calculado com base em fatores como a renda per capita e consumo per capita.
- Analisar a oportunidade de aumento de cobertura de mercado: A cobertura de mercado se refere à extensão da presença da empresa no mercado e ao alcance de sua oferta de produtos. Ao analisar a oportunidade de aumento de cobertura de mercado sua empresa saberá exatamente o potencial do crescimento de receitas e lucros em determinada área geográfica.
E por fim, não menos importante as oportunidades de segmentação. Segmentação de mercado é o processo de dividir o mercado em grupos distintos de consumidores com necessidades, preferências e comportamentos semelhantes. Em nossa solução você poderá encontrar a segmentação de pontos de vendas de todas as regiões do país, tais como: hipermercados, supermercados, mini mercados, mercearias, padarias, atacados, entre outros.
Vejamos um case simulado:
(imagem retirada da solução IMV360)
Área Geográfica: Região Sudeste
Estado: Espírito Santo
Mercado Alvo: Serra (município)
Clientes ativos: 600
Potenciais Clientes: 5000
Cobertura: 12%
TAM: R$ 2,5 milhões/mês
Potencial de Consumo: 300,0 mil/kg/mês
Oportunidade de
Aumento de
Cobertura: 4400 clientes ou R$ 2,2 milhões/mês
Como você pode perceber ao aplicar nossa solução de Inteligência de Marketing e Vendas | IMV360º em seu negócio você irá construir uma cultura data driven, liderar e orientar sua equipe na melhor direção e propiciar para a organização decisões certeiras e eficazes para melhorar os lucros e aumentar a receita.