Pular para o conteúdo principal
Artigo
Contas a Pagar: Dicas para controlar
Autor
Luis Fernando Braga Moreira
Tema
Gestão Financeira
Contas a Pagar

A vida de empreendedor não é nada fácil, ainda mais se estiver no início de um empreendimento, neste momento é mais comum que tenha de se ocupar com outras atividades que fazem parte da gestão empresarial. Entre elas está a estratégica: controle das contas a pagar.

Assumir este controle é fundamental para que se gerencie melhor o capital da empresa, em consequência os negócios serão melhores administrados, pois a gestão financeira é questão de sobrevivência do negócio, afinal a empresa tem que cumprir com seus compromissos, é uma questão obrigatória.

Muitos casos de insolvência de empresas, são questões de contas não pagas, fornecedores atrasados, prestações de empréstimos não pagas, financiamentos não honrados, atrasos na folha de pagamento, etc, tudo isto gera multas, juros, até questões judiciais, o que é extremamente prejudicial para a saúde financeira dos negócios, devido a isto aqui vai umas sugestões de controle de contas a pagar:

1. Controle equivale a registro
Ter o total controle de contas a pagar significa que nenhum custo, seja variável ou fixo, ficará fora de monitoramento, dentro desta premissa os custos fixos são os mais fáceis de controlar, pois ocorrem todos os meses, com isto ficam mais visíveis, já os custos variáveis como são não recorrentes, ou seja, não se repete todos os meses, fica um pouco mais difícil de monitorar. Cada despesa deve ter o valor, data de vencimento, forma de pagamento, etc, com isto a empresa terá a exata dimensão das contas a pagar e não deixará que algum contrato deixe de ser renovado prejudicando a operação, por exemplo, manutenção de equipamentos de tecnologia, locação de frota, etc.

2. Não misturar gastos pessoais
Misturar as contas pessoais é um erro recorrente de empreendedores, este erro pode trazer sérias distorções nos resultados finais dos relatórios de gestão da empresa, como o fluxo de caixa, etc, inclusive problemas junto ao imposto de renda, o inverso também não deve ocorrer, o empreendedor pagar contas da empresa.

3. Controles separados
Quanto aos controles da dica acima, deve-se fazer controles separados, ou seja, a empresa faz seu controle do contas a pagar e o empreendedor faz o controle de suas contas pessoais a pagar, também deve-se ter contas bancárias separadas, a empresa opera sua conta corrente e o empreendedor a sua, assim não haverá interferência entre empresa e empreendedor.

4. Mantenha a organização dos controles
O empreendedor deve conhecer sua empresa em detalhes, para que tenha suas ferramentas de controles organizadas, por exemplo: fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, serviços contratados, estoque, serviços a clientes, curva de vendas de produtos, enfim, tudo que está integrado à saúde financeira da empresa. Este conhecimento será ferramenta, essencial, de apoio para tomadas de decisões estratégicas da empresa, como, novos investimentos, redução de custos, aquisição de novos negócios, etc

5. O que usar para controle do contas a pagar?
Existem várias maneiras de controlar as contas a pagar, poderá ser através de softwares de gestão financeira, através de planilhas próprias usando o velho e bom Excel, enfim, ferramentas existem, tem que haver é a predisposição do empreendedor de ser um gestor de ponta.

Vídeo Relacionado

A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações.

Deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanças, que corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro. 

Este vídeo, mostra o que é administração financeira como meio de introduzir o assunto.

Conheça uma solução para este tema
Consultoria Financeira

Soluções para garantir segurança, tranquilidade e praticidade, quando o assunto é cuidar de seu dinheiro.

Para saber mais, participe deste programa

O processo competitivo em que as empresas estão inseridas tem proporcionado, no decorrer dos anos, a redução dos resultados gerados pelas organizações, dessa forma, se torna cada vez mais imprescindível e importante o entendimento da área de Finanças Empresariais para os executivos e empr

Gestão Financeira

Newsletter

Faça parte de nossa rede de relacionamento, e receba novidades em seu email.
Fique tranquilo, nós não enviamos emails indesejados.

Wrapper

Deixe seu comentário

COMO PODEMOS AJUDAR?

Não encontrou o que procurava? Envie um email ou conte como podemos ajudar a sua empresa.

ENTRE EM CONTATO