O Analista de Negócio deve focar na solução e não no problema. Um Analista de Negócio passa uma boa parte correndo atrás dos problemas. Eles aparecem o tempo todo.
É a implementação do SPED, é implementação do novo modelo contábil - IFRS, é atraso no projeto de implementação do ERP, é falta de pessoas para iniciar projeto Piloto do Centro de Serviço Compartilhado...
Existe até uma expressão para isto: “correria”.
Mas, quem vive fazendo correria não tem tempo para fazer gestão, nem para enxergar novas oportunidades, nem buscar pela melhor solução e as vezes nem para falar com os clientes e stakeholders.
Se projeto é entregue no prazo, “às vezes”, os clientes ficam satisfeitos “às vezes” o produto funciona “às vezes” ... é porque foco está nos problemas e não nas soluções.
Quando um Analista de Negócio tem que resolver um problema ele deve atacar as causas raiz do problema com objetivo de achar a melhor solução.
Quando isto não acontece, os problemas voltam com o tempo, gerando retrabalho, que agrega valor “nulo” ao negócio, gerando insatisfação dos clientes e custos.
Analista de Negócio, tem que fazer a mudança de foco: “Focar na solução e não problema”.
Técnicas e Ferramentas que podem ajudar na busca de uma solução eficiente: PDCA, Diagrama de Causa-Efeito, Brainstorming e 5W2H.