Pular para o conteúdo principal
Conhecer os ciclos é fundamental para o fluxo de caixa de seu negócio
em Qui, 24/08/2017 5:23 PM
fluxo de caixa
Gestão Financeira

Em finanças empresarial existe o CICLO OPERACIONAL, que é composto pelo CICLO ECONÔMICO e o CICLO DE CAIXA.

Entender esta relação entre eles é de fundamental importância para o CAPITAL DE GIRO da empresa.

São utilizados para mensurar o tempo em que as atividade da empresa são desenvolvidas, são de importâncias estratégicas no controle gerencial e gestão de negócios, refletem a cultura organizacional da empresa dentro do seu nicho de negócios. Seus valores dependem dos processos de produção, capacidade de vendas e recebimentos de clientes, e no ciclo financeiro a capacidade de pagamento a fornecedores.

CICLO ECONÔMICO: É o tempo em que a mercadoria fica estocada até a sua venda.
Ciclo Econômico = PME (Prazo médio de estocagem)

CICLO FINANCEIRO OU CICLO DE CAIXA: É o período entre o prazo médio de pagamento a fornecedores e o prazo médio de recebimento das vendas.
Ciclo Financeiro = PMR (Prazo médio de recebíveis) – PMPF (Prazo médio de pagamento a fornecedores)

CICLO OPERACIONAL: É o período entre a data da compara da mercadoria e da data do pagamento efetivo depois de sua venda.
Ciclo Operacional = Ciclo econômico + prazo médio de recebimento das vendas.

GIRO DE CAIXA, que é calculado dividindo 360 dias do ano pelo ciclo de caixa

Entendendo como se comportam este prazos, ações podem ser realizadas visando reduzir as vendas a prazo ou negociando melhores prazos com os fornecedores, para não prejudicar o fluxo de caixa.

É de suma importância para a empresa, estar sempre buscando soluções que resultem em ciclos financeiros reduzidos, observando as limitações do mercado e o setor econômico que está inserido.

Os ciclos sendo menores ocorre o aumento do giro de negócios, com isto proporcionando maiores retorno sobre os investimentos.

Toda a empresa tem o objetivo de maximizar o retorno sobre os investimentos e a ter um bom grau de liquidez, e para que isto aconteça é preciso que a gestão financeira tenha um ciclo econômico, operacional e financeiro o mais baixo possível.

Com isto a empresa terá um bom prazo de pagamento a fornecedores, um bom giro de estoque e uma entrada de caixa que garanta tranquilidade de operação a empresa.

Deixe seu Comentário

POSTS RELACIONADOS

Você também pode gostar dos posts abaixo: