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Artigo
Sistema de Gestão em uma empresa de Serviços
Autor
Antonio Francisco Di Siervi
Tema
Gestão da Qualidade
Qualidade Servicos

A qualidade é, nos dias de hoje, fator essencial para que empresas sobrevivam e se mantenham competitivas no mercado cada vez mais globalizado.

A busca da Qualidade Total, exercida em todas as etapas do processo produtivo e em todos os níveis hierárquicos das organizações, orienta uma verdadeira revolução de conceitos, hábitos e procedimentos que se verifica em âmbito internacional na sociedade atual.

Em vista dos fatores envolvidos no gerenciamento da qualidade a fim de atender às exigências atuais de mercado, é essencial que organizações tenham um sistema definido e bem estruturado que identifique, documente, coordene e mantenha todas as atividades-chave necessárias para garantir as indispensáveis ações na qualidade ao longo de todas as operações relevantes.

A implementação de sistemas de gestão permite às organizações estarem bem estruturadas e introduzirem métodos de trabalho mais eficientes para melhoria da qualidade, atingindo não somente os membros internos, mas toda a sociedade na qual a organização serve. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (2000) afirma que, para conduzir e operar com sucesso uma organização é necessário dirigi-la e controla-la de maneira transparente e sistemática, e o sucesso pode resultar da implementação e manutenção de um sistema de gestão que é concebido para melhorar, continuamente, o desempenho levando em consideração, ao mesmo tempo, as necessidades de todas as partes interessadas, além de elevar a satisfação do cliente.

O porte da empresa importa para implementar uma Sistema de Gestão?

A implementação de sistemas de gestão da qualidade é tão importante para pequenas quanto para grandes organizações. Estruturas maiores exigem que procedimentos sejam cumpridos de acordo com certas normas e, devido à inviabilidade de acompanhamento das atividades, torna-se imprescindível a implementação de um sistema de gestão nessas organizações, garantindo a qualidade requerida no ambiente interno e na relação com os clientes. Em pequenas organizações, a facilidade de acompanhamento de atividades e procedimentos, auxilia a garantia da qualidade. Porém, essa ocorrência depende do envolvimento dos funcionários e do estilo de liderança adotado, não se descartando a validez de um sistema de gestão da qualidade para estes ambientes.

O Sistema de Qualidade no ambiente de Serviço

A implementação de sistemas de gestão da qualidade no setor de serviços vem sendo discutida na literatura, o que comprova a importância deste setor na sociedade.

A criação e manutenção da qualidade em uma organização de serviços dependem de uma aproximação sistemática com a gestão da qualidade pretendida, assegurando que as necessidades implícitas ou determinadas pelos clientes sejam entendidas e atendidas com eficácia e eficiência.

A aplicação de um sistema de gestão da qualidade em empresas de Serviço pode contribuir para sua melhor organização interna; definição clara e documentada de atividades e responsabilidades; fortalecimento da competência e qualidade do trabalho; melhor imagem da empresa e maior dedicação e desenvolvimento de atividades atendendo as necessidades de seus usuários. Para que um sistema de gestão da qualidade seja implementado em um ambiente de Serviço de maneira a obter melhores resultados, é necessário que estas empresas estejam atentas às expectativas de seus usuários, garantindo a qualidade nos produtos e serviços que oferecem, bem como nos procedimentos internos executados.

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