Pular para o conteúdo principal
Artigo
A Difícil Arte de Engajar as Pessoas
Autor
Everton Carsten da Rosa
Tema
Pessoas e Produtividade
Engajar as Pessoas

O caminho que venho trilhando na área de gestão empresarial oferece oportunidades incríveis de aprendizado, de observação, de relacionamento, de conhecer pessoas e de buscar respostas para os objetivos não alcançados, pois os alcançados são vistos como mera obrigação no mundo dos negócios.

Na atualidade o que mais tem chamado minha atenção é a dificuldade das empresas e dos líderes em engajarem as pessoas para que participem de forma ativa das estratégias e planos traçados, para que se alinhem e lutem pelos objetivos e metas da organização. É o que chamo de compartilhar um sonho comum, de ser permitir sonhar e viver o que outras pessoas próximas estão sonhando em viver, é participar de forma ativa, é engajar-se.

Resolvi buscar um pouco mais de informação... e... tentar encontrar algumas respostas... uma das premissas é de que vivemos hoje impactados por um excesso de informações, enquanto simultaneamente, temos uma gama enorme de atividades a fazer - a atenção das pessoas está distribuída entre uma multiplicidade de coisas e informações de forma que conseguir chamar a atenção delas para sua mensagem não é fácil.

Vários nomes são dados a esta nova fase, sempre na tentativa de “rotular”, de acertar ou de prever, prática histórica do ser humano em predizer o futuro. Já ouvi que é a era da Economia da Atenção, Info-obesidade, da Inovação, da Sustentabilidade, do Consumo Colaborativo, do Conhecimento. O que é certo, independente no nome da era, é que a atenção das pessoas está se tornando um bem cada vez mais escasso e disputado. A audiência apenas não é mais garantia de sucesso, é necessário conseguir também atenção!

Engajar é ainda mais complicado do que conseguir atenção. Engajamento envolve algum tipo de ação por parte das pessoas depois que foram impactadas pela sua mensagem. Assim, enquanto atenção se refere a perceber, engajamento se refere a agir. Conseguir motivar uma pessoa para que saia da sua zona de conforto e se mobilize para agir é exatamente o que chamo de engajamento.

A atenção e o engajamento das pessoas em relação a algo estão diretamente associados à relevância que esse algo tem para a pessoa. Eu re-significo relevância por “interesse”. As pessoas têm diferentes interesses em função do tempo, do contexto, do local. As pessoas não "são", as pessoas "estão", e a relevância muda conforme o estado das pessoas.

E como conseguir ser um grande artista na arte de engajar as pessoas num mundo em que precisamos lidar, diariamente, com pessoas de foco e interesses completamente diferentes umas das outras, sejam elas clientes, fornecedores, parceiros de negócio, colegas, entre outros tipos? Isto requer que saibamos conciliar as expectativas destas pessoas em seus próprios mundos, o que exige que sejamos além de profissionais, verdadeiros Artistas Empreendedores e conhecedores da alma das pessoas, de suas características inatas.

O Google entendeu e o faz de forma bastante eficiente com os Links Patrocinados: oferece ao seu usuário um anúncio com um assunto alinhado com o que ele está buscando ou lendo no momento, portanto, relevante para ele naquele instante.

E no ambiente corporativo e social? Como podemos, por exemplo, fazer com que os colaboradores de uma nova organização tenham interesse em lutar para desenvolvê-la, no momento em que ela mais precisa de disponibilidade trabalho e interesse das pessoas? Como podemos, por exemplo, fazer com que as pessoas adquiram hábitos benéficos para a sustentabilidade ambiental quando elas não se importam com isso, quando não estão interessadas no meio ambiente? Como conseguir mudar a cultura de uma empresa, modificando hábitos dos colaboradores quando eles não estão interessados na mudança?

Deveria, como diz a praxe, terminar o artigo com uma conclusão, mas termino deixando as indagações do parágrafo acima, para que você leitor, comente abaixo, deixando suas conclusões, suas considerações sobre a melhor forma de agir para engajar as pessoas e te-las interessadas em suas estratégias e planos.

Vídeo Relacionado

Liderança é um assunto intrigante, estimulante e inesgotável.

Não existe fórmula mágica nem fórmula pronta para ensinar alguém a liderar. Em primeiro lugar, lembre-se, ninguém nasce pronto.

A partir de uma uma surpreendente cena captada em vídeo, Derek Sivers explica como os movimentos de liderança realmente começam.

Conheça uma solução para este tema
Engajar sua Equipe

Soluções para engajar sua equipe e garantir que esteja pronta e disposta a alcançar um desempenho consistentemente elevado, entregando resultados excepcionais.

Para saber mais, participe deste programa

Quando os membros da equipe percebem como respeitar uns aos outros, valorizando as diferenças individuais e as contribuições únicas de uma forma positiva, o desempenho e a produtividade de toda a organização aumenta!

Team Building com Insights Discovery

Newsletter

Faça parte de nossa rede de relacionamento, e receba novidades em seu email.
Fique tranquilo, nós não enviamos emails indesejados.

Wrapper

Deixe seu comentário

COMO PODEMOS AJUDAR?

Não encontrou o que procurava? Envie um email ou conte como podemos ajudar a sua empresa.

ENTRE EM CONTATO