Pular para o conteúdo principal
Artigo
É hora de baixar o nível
Tema
Gestão da Produção
kaizen

Não pessoal, não é uma apologia a baixaria, utilizo uma das mais famosas analogias do Lean Manufacturing para o sistema de produção em massa em relação aos seus problemas, para mostrar a necessidade de pararmos de “ver” e passarmos a “enxergar” os desperdícios.

 

O sistema de produção criado por Ford (JIC – Just in Case) baseado na produção em massa e muito utilizado ainda hoje, contribuiu muito para a revolução da indústria automobilística na década de 1920, tendo o seu momento mais importante, logo depois do fim da segunda Guerra Mundial. Já na década de 1970 o JIC começou a perder espaço para a produção enxuta, sistema baseado nos conceitos do Sistema Toyota de Produção (JIT – Just in Time).

No sistema JIC a grande maioria dos problemas de produção eram e são “resolvidos” com a criação de pulmões (estoques intermediários) antes de cada operação. Ou seja, caso a máquina quebre, caso o operador não venha trabalhar, já que o tempo de setup é elevado, etc...: aumentamos o estoque de peças, antes ou depois de cada operação, ou seja, aumentamos o nível do rio para que o nosso “barco” navegue mais tranquilamente. E assim vamos escondendo nossos desperdícios e ineficiências com estoques cada vez maiores na linha de produção.

O que é um grande perigo, porque além de termos um passivo grande, o que representa muito dinheiro parado, ainda acabamos repassando, etapa pós etapa do nosso processo, problemas, que poderiam ser identificados em sua origem, evitando assim a ocupação de máquinas e recursos com peças defeituosas. Além disto, este passivo geralmente aumenta as despesas operacionais: novos armazéns, maior movimentação, etc...

Em meus treinamentos de Lean gosto de fazer a seguinte analogia: pergunto ao grupo, quem tem um freezer em casa? Invariavelmente todos ficam sem entender muito, o que isto tem a ver com o treinamento. Mas o raciocínio é o seguinte: manter este passivo na linha de produção e o mesmo que no inicio do mês eu ir até o açougue e comprar toda a carne do mês e encher o meu freezer. Imaginemos agora se tivermos alguma eventualidade durante o mês e precisarmos de dinheiro!

Bem você tem uma boa quantidade congelada no freezer. Pena que em carne, o que reduz o seu capital de giro, sendo assim, provavelmente a saída é pedir emprestado, o que convenhamos, não é muito diferente nas empresas. Mas alguém ainda pode justificar: “estava em promoção...”.

Bem é uma situação que deve ser avaliada, mas não esqueça que para manter este “dinheiro” congelado você teve uma despesa operacional, neste caso energia elétrica, isto é claro quando não temos que comprar outro armazém, quero dizer: freezer.

Então o convite do Lean Manufacturing é exatamente este: vamos baixar o nível do rio diminuindo nossos estoques, bem como os lotes de transferência e passarmos a enxergar e resolver os nossos problemas e ineficiências.

Quanto mais baixarmos o “nível”, maior será o número de giros de estoque, reduzindo assim os custos e o lead time, atendendo de forma mais rápida o cliente e por sua vez mais rápido transformar matéria prima, recurso e insumos em dinheiro.

Vídeo Relacionado

O Sistema Toyota de Produção, também conhecido como Toyotismo, é um sistema de produção desenvolvido pela Toyota entre 1947 e 1975, que aumenta a produtividade e a eficiência, evitando o desperdício sem criar estoque, como tempo de espera, superprodução, gargalos de transporte, inventário desnecessário, entre outros.

Neste vídeo você irá conhecer as origens do Sistema Toyota de Produção. O filme mostra a história da Toyota desde os tempos da fabricação de teares até os dias atuais. Autonomação, Just in Time, Poka Yoke, Desperdícios, e Kanban são alguns dos temas abordados pelo vídeo.

Conheça uma solução para este tema
Gestão da Produção

Soluções para modernizar seu negócio para os desafios dos novos meios e tecnologias de produção.

Para saber mais, participe deste programa

Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!

Kaizen Melhoria Contínua Organizacional

Newsletter

Faça parte de nossa rede de relacionamento, e receba novidades em seu email.
Fique tranquilo, nós não enviamos emails indesejados.

Wrapper

Deixe seu comentário

COMO PODEMOS AJUDAR?

Não encontrou o que procurava? Envie um email ou conte como podemos ajudar a sua empresa.

ENTRE EM CONTATO